sábado, 31 de maio de 2014

Do Fundo do Baú: Mais Duas Pérolas Históricas que desapareceram: Frigorífico e Doca da Fortaleza

Trazemos hoje, para os leitores do blog Porta-Retrato, mais duas pérolas históricas, desta feita compartilhadas pelo amigo Sebastião Ataíde de Lima:
Na primeira foto temos a imagem do antigo Frigorífico Municipal de Macapá, que ficava situado na Rua Cândido Mendes, na subida para o Mercado Central, na área de entorno da Fortaleza de Macapá. Por essa razão, teve de ser demolido e desativado pela administração municipal.
Antes da área ser totalmente desocupada, funcionaram no local, alguns pontos comerciais, entre eles o Regatão do Povo, um sortido comércio do festejado e saudoso Hermínio Gurgel, o "Pai D'Égua" do programa "Alvorada Sertaneja" , que fazia dupla com o saudoso Osmar Melo, o "Pai-Véio", das manhãs da Rádio Difusora de Macapá.
O Frigorífico Municipal, era o órgão que armazenava a carne para consumo da população, no Mercado Central, e efetuava a venda de gelo para diversos pontos da cidade. Como na época não existiam os frízeres, as barras de gelo - transportadas em carros de frete e/ou particulares, e carroças puxadas por burros -  eram quebradas em pedaços menores e colocadas (geralmente) em tambores de combustíveis, vazios, cobertas com serragem (moinha) de madeira. 
Nesta segunda foto, de 1973,  publicada no Jornal Novo Amapá nº 1681, vemos que populares  de Macapá, se aglomeram na antiga Doca da Fortaleza, para conseguir  pescado pra Semana Santa, diretamente nas canoas, ancoradas à beira do Igarapé da Fortaleza, antigo Igarapé do Igapó.
Com o aterramento da frente da cidade, em 1979, na gestão do Governador Anníbal Barcellos,  a Doca da Fortaleza desapareceu, e o Igarapé da Fortaleza, transformado no canal para águas pluviais (da chuva), na Av. Mendonça Júnior.


Fonte: Facebook do Sebastião Ataíde de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...