segunda-feira, 3 de novembro de 2014

CIVISMO: Amapá presente na troca da Super Bandeira Nacional, em Brasília

A tradicional troca da super bandeira brasileira no mastro da Praça dos Três Poderes, em Brasília, é realizada todo primeiro domingo de cada mês e a organização é revezada entre as Forças Armadas, o Governo Federal e o Governo do Distrito Federal.
As cerimônias já se consolidaram como atrativo turístico e reúne centenas de pessoas na Esplanada dos Ministérios.
Representando a renovação moral e cívica, a cerimônia de troca da Bandeira Nacional foi instituída pela Lei Federal nº 5700 em 1º de setembro de 1971. A bandeira, símbolo nacional, tem 14 metros de largura e 20 metros de comprimento e é a maior do país. Fixada em um mastro especial de 110 metros de altura é hasteada entre o Palácio do Planalto e a sede do Supremo Tribunal Federal.
Em 1974, o Território do Amapá foi escalado para a troca da bandeira nacional no mastro principal de Brasília com direito a apresentação artística. Humberto Moreira, Sebastião Mont'Alverne e Nonato Leal tocaram a canção "Rio Amazonas" na Praça dos Três Poderes com marabaixo logo em seguida.
Na foto acima: Ernani Marinho (Governo do TFA), Nonato Leal, Humberto Moreira, Sebastião Mont'Alverne e o Beto do DNOS(Departamento Nacional de Obras de Saneamento), que era amigo dos quatro. 
Dessa turma: Ernani Marinho mora em Belém-PA; Nonato Leal, Humberto Moreira e Sebastião Mont'Alverne residem em Macapá. O Beto já é falecido.
Fontes: Sites militares e blog Comunica Brasília
Foto em P/B: Facebook
VEJA TAMBÉM

Um comentário:

  1. Amigo,também fez parte da delegação o amigo Jota Ney, Cristina Homobono, professor Sabá que era o que batia a caixa de Marabaixo pra fazermos nossas apresentações.
    Vou enviar fotos.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...