terça-feira, 11 de novembro de 2014

Congresso das Federações de Desportos da Região Norte do Brasil, realizado em Macapá

Ano 1954 - Os representantes da Federações Desportivas do Amapá,  Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Amazonas, Acre, Guaporé(Rondônia),Rio Branco, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que se encontravam em Macapá participando do 1º Congresso das Federações do Norte do Brasil, eram homenageados pela Diretoria do Atlético Latitude Zero, na sede da citada agremiação com um baile muito bem organizado,que varou a madrugada, em clima de total confraternização. 
Proposta por Pauxy Gentil Nunes, e patrocinado pela Confederação Brasileira de Desportos, o evento serviu para assegurar os votos das mencionadas Federações Desportivas a favor de João Havelange, também presente a Macapá. O apoio do Norte e Nordeste garantiu a vitória de Havelange no pleito.
(Foto: Reprodução de arquivo)

Flagrante da reunião realizada no Salão de Recreio da Piscina Territorial, na manhã do dia 7 de novembro de 1954, domingo. Em pé, falando em nome dos desportistas do Amapá, vemos o Tenente José Alves Pessoa, Delegado da nossa mentora desportiva, Os demais componentes da mesa são os delegados da outras Federações. 
O governador Janary Nunes, de terno escuro participou ativamente dos debates.
Professor e desportista Mário Quirino da Silva, faz uso da palavra no Congresso das Federações.

Texto reproduzido do Facebook do amigo historiador Nilson Montoril de Araújo
(Repaginado em reeditado em novembro de 2014)

Um comentário:

  1. Alguém saberia me dizer onde se localizava a antiga sede do E. C. Macapá? Pergunto porque o evento mostrado na foto, dos anos 50, com certeza não era na sede que hoje se localiza no cruzamento da Av FAB com a Eliezer Levi. Esta sede é bem mais recente. Q uem souber, agradeço.

    ResponderExcluir

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...