segunda-feira, 16 de março de 2015

Foto Memória de Macapá O "velho" Macapá Hotel

O Grande Hotel de Macapá - como foi denominado, anteriormente, o Macapá Hotel - foi construído pelo primeiro governo do ex-Território Federal do Amapá, para a atender ao crescente número de visitantes que alí chegavam.
A construção do prédio em estilo colonial,  foi iniciada em 1º julho de 1944, em alvenaria e tijolos, com lages e vigas de concreto armado com dois pavimentos.
O primeiro pavimento dispunha de um amplo hall, salão de refeições para 80 pessoas, salão de jogos e diversões, salas para barbearia, perfumaria, engraxataria e  bar, além das dependências de serviço e terraços mosaicados.
No segundo pavimento existiam apartamentos com dois dormitórios e dezesseis quartos, sendo os oito da faixada principal, com varandas que permitiam a colocação de redes.
Todas as dependências dispunham de água encanada e eram magnificamente bem ventiladas e iluminadas.
O Macapá Hotel era, sem dúvida, o local preferido pela sociedade naquela época.
Ponto de encontro obrigatório de jovens e adolescentes.
O belíssimo prédio do Macapá Hotel que hospedou visitantes ilustres.
O chic era tomar sorvete servido em taça pelo folclórico e saudoso garçom Inácio.
Aos domingos, após as matinês nos Cines Territorial, Macapá e João XXII, os jovens casais de namorados iam passear no Trapiche Eliézer Levy, pegar a brisa do Amazonas e tomar os sorvetes nas taças do Macapá Hotel, onde também era servido o gostoso e inigualável Flip Guaraná.
Com sua localização privilegiada, o Macapá Hotel, era sem dúvida um aprazível lugar para encontros sociais ou de negócios, da Macapá de outrora.
(Post repaginado com atualizações e novas fotos, em 16/03/2015)

6 comentários:

  1. O antigo Macapá Hotel, me traz boas recordações:
    Como minha mãe era funcionária do hotel, eu tinha permissão para entrar no roll de entrada, no bar e circular pelos salões. Minha grande re cordação era o baile de carnaval frequentado pela sociedade da época. Lembro-me, ainda hoje, daquelas moças belíssimas que fantasiadas pulavam as marchinas. Filhas de famílias importantes de funcionários do Governo. Para mim eram noites deslumbrantes, com o salão todo enfeitado de grandes e coloridas máscaras.

    ResponderExcluir
  2. Verdade Lindoval...isso tudo está em nossas mentes.
    Você, como muitos de nós, é testeminha viva dessa história bonita que o Amapá tem.
    Valeu o registro.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. A calçada da frente parecia com as calçadas de Copacabana..E o Museu de plantas fundado pelo Dr. Waldomiro Gomes funcionava aih onde estão essas primeiras arcadas nos anos 60.

    ResponderExcluir
  4. Eu trabalhei no bar do Macapá Hotel, na administração de Genésio Antonio de Castro, o "Seo" Genésio, campeão em todos os torneios de criatividade. Um gênio. Na época, toda a manhã, "Seo" Walter do Carmo ia beber o café amargo com Whisky 18 anos preparado pelo "Seo" Genésio. Mas até hoje não entendi direito esse negócio de lugar onde frequentava a sociedade. E quando trabalhava lá só via a elite. Então sociedade é só essa gente? Então está explicado este meu comportamento. Nunca pertenci a sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Édi Prado - Como é difícil compreender a linguagem dos dominantes. Sociedade para essa gente é quem pertence a classe deles e o pior de tudo, que a maioria, que trabalha, que fica olhando de longe, não mede esforço para estar no meio deles, mesmo de forma indigna. Se sociedade é isso, graças a Deus que nunca fiz e nem tenho vontade de fazer parte dela.

      Excluir
  5. Governador Camilo recebe projeto que transforma Macapá Hotel em Centro Cultural
    Lilian Monteiro
    lilianmonteiro28@gmail.com
    Da Redação - Agência Amapá A-A+ Tamanho da Letra

    Governador Camilo Capiberibe recebe o Projeto Cultural do Macapá Hotel
    O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, recebeu nesta sexta-feira, 09,o projeto de execução que transformará o Macapá Hotel em Centro Cultural. O projeto vem sendo elaborado pela Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap), Secretária de Estado da Cultura (Secult), Secretaria de Turismo (Setur) e Conselho Estadual de Cultural.

    Segundo a historiadora e pedagoga da Adap, Nubia Nunes, a proposta é que, ainda este ano, o projeto seja implantado no Estado, com a inauguração do centro e toda a revitalização paisagística do espaço. "A criação deste espaço é, hoje, um dos maiores anseios do governador, que pretende inaugurar o espaço o mais rápido possível. A nossa intenção é que, até dezembro, o Centro cultural seja inaugurado", disse.

    Segundo a arquiteta e paisagística, Rosa Kliass, o projeto cultural e paisagístico do centro, encomendado pelo governador Camilo Capiberibe, englobará os diversos pontos turísticos localizados na frente da cidade, incluindo a Fortaleza de São José de Macapá, Casa do Artesão, Casa do Índio, Trapiche Eliezer Levy, entre outros.
    Essas e outras fotos do Macapá Hotel deverão compor o acervo fotográfica deste Centro Cultural. Vem começar uma nova história.
    http://www.agenciaamapa.com.br/noticia/38410/

    ResponderExcluir

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...