segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Do Fundo do Baú: Luiz Façanha, entre amigos

A foto de hoje, foi compartilhada pelo amigo Luiz Guilherme Dias Façanha, filho do pioneiro Lourenço Façanha e de Dona Diva Façanha. Ele é irmão dos amigos Zé Façanha, Celso e da Maria Façanha.  
A família Façanha,  foi por muitos anos vizinha da nossa, no tempo em que, ainda solteiro, moramos na Presidente Vargas, em Macapá.
Como achei que a foto tinha importância histórica, pedi a ele que me ajudasse a montar a legenda:
Ele explicou que esse registro, foi feito por volta de 1983. Portanto, ainda na época do Amapá, como Território Federal.  Luiz, disse ainda, que o flagrante aconteceu no momento em que ele se encontrava na casa do casal amigo Carlos Eduardo de Mattos Pfeil (Cadú, já falecido) e Eliane. Essa casa situava-se na Av. Procópio Rola, no Centro de Macapá.
Nas imagens, Luiz é o primeiro à esquerda de quem olha; ao lado dele,  a Eliane ao violão; o rapaz (de camisa branca)  é o Cadú e, à direita, o amigo Paulo do Espírito Santo (Paulão do atabaque), de chapéu com o instrumento.edi  detalhes, e  Luiz me explica, que Cadú, era um agrônomo carioca que trabalhou com ele,  na Superintendência da Borracha (SUDHEVA), na Coordenadoria em Macapá. E Luiz foi transferido para o Recife, em 1986, pro mesmo órgão que foi um dos que deu origem ao IBAMA, onde ele trabalha até hoje.
Nota do blog: É importante lembrar que o IBAMA surgiu da fuzão do  Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF); da Superintendência de Pesca (Sudepe), e da Superintendência da Borracha (Sudhevea); e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade SEMA.
O IBDF e a Sudepe eram vinculados ao Ministério da Agricultura e a Sudhevea ao Ministério da Indústria e Comércio. (Wikipédia)
Luiz explica que, Cadú e Eliane, estudaram na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Ela fez veterinária e trabalhou na Embrapa, em Macapá.
Já ele, Luiz, fez  Engenharia Florestal em Viçosa-MG.
Luiz Façanha informa também que Cadú e Eliane, retornaram ao Rio de Janeiro, antes dele ir para Recife.
E conclui: “Cadú, faleceu há uns cinco anos, depois de lutar muito contra um câncer. Da Eliane eu não tenho notícias.”
Valeu Luiz! Está feito o registro!

Fonte: Wikipédia e Luiz Guilherme Façanha (Recife)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...