segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Foto Memória Estudantil: Os Bons Tempos do GRUTA!

Durante os primeiros anos de criação do Território Federal do Amapá, os concluintes do curso secundário – que corresponde ao atual segundo segmento do ensino fundamental – tinham de ingressar nas faculdades de Belém, e outros centros mais adiantados, para continuar sua formação superior.
No início da década de 70, por necessidade de se sentirem agrupados e para não perderem a convivência vivida na época da faculdade, estudantes amapaenses, recém-formados, criaram o Grêmio Recreativo dos Universitários do Território do Amapá-GRUTA.
Os associados eram os de formação superior e os universitários.
A sede da entidade situava-se, às margens do igarapé Fortaleza, com entrada após o Marco Zero, à margem direita da Rodovia Macapá/Fazendinha.
O jornalista Ernani Marinho – atualmente domiciliado em Belém/PA - relembra, que aos sábados à tarde havia uma animada "pelada" e aos domingos pela manhã, um refrescante banho de igarapé e cerveja com amigos, como mostra a foto em que ele aparece ladeado pelos contemporâneos Ubiratan Silva e Lindoval Peres, ambos residindo em Macapá.
Os principais líderes do Gruta foram o Manoel Antônio Dias (Duca), Jurandil Juarez, Haroldo Vitor, Hercílio Mescouto, Ubiratan Silva, Lindoval Peres, Jocy Furtado de Oliveira, entre outros.

Fonte: Facebook: com informações de Ernani Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...