sábado, 31 de outubro de 2015

Foto Memória Estudantil do Amapá: AMAPAENSES EM CONGRESSO E CAMPEONATO NACIONAIS NO RIO GRANDE DO SUL

Texto de Ernani Marinho
Nas comemorações de seu sesquicentenário, em 1962, a cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, sediou o Congresso Brasileiro de Estudantes Secundaristas, patrocinado pela UBES – União Brasileira de estudantes Secundários - com o Amapá fazendo-se representar por uma bancada de dez integrantes, constituída por cinco titulares (Luiz Messias Tavares, Guilherme Jarbas Santana, André Oliveira, Nestlerino Valente e Ernani Marinho) e cinco suplentes (Estácio Vidal Picanço, Gil Marques Reis, José Aldeobaldo Andrade, José Maria Farias e José Ribeiro da Conceição, o Ribeirinho), além de lideranças da UECSA e dos Grêmios estudantis a ela vinculados.
Foi um Congresso que, mesmo estudantil, ganhou destaque nacional, já que da sua abertura ou encerramento participaram grandes lideranças políticas brasileiras, como o Ministro da Casa Civil, Darcy Ribeiro, que representou o Presidente João Goulart; os Ministros Paulo de Tarso, da Educação, e Almino Afonso, do Trabalho; os governadores Leonel Brizola, do Rio Grande do Sul e Miguel Arraes, de Pernambuco, além do líder dos camponeses e deputado Francisco Julião.
No mesmo período, julho/1962, em Rio Grande, cidade vizinha, o Amapá participava do Campeonato Brasileiro de Basquetebol Juvenil, sob a liderança do prof. Alzir Maia, presidente da FAB - Federação Amapaense de Basquetebol, e de Demóstenes (Zamba) Dias, como técnico.
Na rota Macapá/Pelotas-Rio Grande houve uma parada em Porto Alegre para o cumprimento de uma audiência no Palácio do Piratini com o Governador do Rio Grande do Sul, agendada por Janary Nunes, à época candidato a deputado federal pelo Amapá. A audiência era para a UECSA, mas os atletas e dirigentes do basquetebol também foram.
Como o governador Leonel Brizola ficava em terras gaúchas só de segunda-feira até quarta-feira à noite, quando ia pra o Rio de Janeiro para a sua campanha para deputado federal pelo Estado da Guanabara (foi eleito com a maior votação proporcional da história do Brasil) e o seu vice havia se desincompatibilizado para concorrer ao Senado (o Brizola não precisou se desincompatibilizar porque concorria em outro Estado), no seu impedimento assumia o Governo do Estado o Deputado Gustavo Langsch, presidente da Assembleia Legislativa.
A foto registra o governador gaúcho, interino, Dep. Gustavo Langsch, recebendo os amapaenses, líderes estudantis e atletas juvenis de basquetebol, aparecendo ao centro ladeado por André Oliveira e Ernani Marinho, ambos da UECSA. Pelo lado esquerdo aparecem Roberto Bandeira, Ernesto Dias, Zamba (basquetebol), Guilherme Jarbas (UECSA) e Cláudio Vasques (basquetebol). Pela direita José Maria Farias (UECSA) e Alzir Maia (presidente da federação de basquetebol).
A delegação se completou com Sérgio Arruda, Felipe Gillet Filho e Carlos Nilson que auxiliava o Zamba.
Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...