Estes homens aceitaram a
árdua missão de construir uma ferrovia, enfrentando toda sorte de dificuldades:
calor, chuvas, doenças, longe de casa, poucos recursos, muitos esforços e
lutas. E, além disto, tinham a floresta secular para desafiar.
Eles foram os
desbravadores, que iniciaram a construção da Estrada de Ferro do Amapá.
Resumo Histórico - A Estrada de Ferro Amapá foi construída
para transporte de minério de manganês na década de 1950. Possui a extensão de
194 quilômetros e locomotivas diesel-elétrica, sendo a única ferrovia de carga
de bitola standard (1,435 m) no Brasil. Foi inaugurada em 1957 e tinha como
principal objetivo o transporte do minério de manganês extraído e beneficiado na
Serra do Navio, Estado do Amapá, que era embarcado para exportação pelo Porto
de Santana, em Santana (Amapá).
Em 1947 a Empresa Indústria e Comércio de Minério S.A. -
ICOMI venceu a licitação para exploração do manganês na Serra do Navio, no
Território Federal do Amapá. Em 1950 a empresa norte-americana Bethlehem Steel
Company, se tornou sócia com 49% do empreendimento, sob a alegação que o
projeto carecia de maiores investimentos e conhecimentos técnicos. A ferrovia
começou a ser implantada em março de 1954 e foi concluída em janeiro de 1957.
Em 1980 a Bethlehem vendeu sua participação para a Caemi,
sendo a exploração de manganês encerrada em 1997. (Wikipédia)
Fonte consultada: Estrada Ferro Amapá - História da EFA by Sergio Ransel Silva de Almeida on Scribd.
O bom e dedicado amigo João Lázaro sempre antenado e preocupado com a história do Amapá. Este registro é só o começo do que ele tem a respeito do Manganês do Amapá
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