segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Foto Memória da Mineração Amapaense: Desbravadores que construíram a Estrada de Ferro do Amapá.

Estes homens aceitaram a árdua missão de construir uma ferrovia, enfrentando toda sorte de dificuldades: calor, chuvas, doenças, longe de casa, poucos recursos, muitos esforços e lutas. E, além disto, tinham a floresta secular para desafiar. 
Eles foram os desbravadores, que iniciaram a construção da Estrada de Ferro do Amapá.
Resumo Histórico - A Estrada de Ferro Amapá foi construída para transporte de minério de manganês na década de 1950. Possui a extensão de 194 quilômetros e locomotivas diesel-elétrica, sendo a única ferrovia de carga de bitola standard (1,435 m) no Brasil. Foi inaugurada em 1957 e tinha como principal objetivo o transporte do minério de manganês extraído e beneficiado na Serra do Navio, Estado do Amapá, que era embarcado para exportação pelo Porto de Santana, em Santana (Amapá).
Em 1947 a Empresa Indústria e Comércio de Minério S.A. - ICOMI venceu a licitação para exploração do manganês na Serra do Navio, no Território Federal do Amapá. Em 1950 a empresa norte-americana Bethlehem Steel Company, se tornou sócia com 49% do empreendimento, sob a alegação que o projeto carecia de maiores investimentos e conhecimentos técnicos. A ferrovia começou a ser implantada em março de 1954 e foi concluída em janeiro de 1957.
Em 1980 a Bethlehem vendeu sua participação para a Caemi, sendo a exploração de manganês encerrada em 1997. (Wikipédia)

Um comentário:

  1. O bom e dedicado amigo João Lázaro sempre antenado e preocupado com a história do Amapá. Este registro é só o começo do que ele tem a respeito do Manganês do Amapá

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