quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Foto Memória da Navegação Marítima do Amapá: COMANDANTE SOLON FERNANDES DE ALMEIDA

Há 45 anos, falecia em Macapá, no dia 23 de setembro de 1973, o marítimo Solon Fernandes de Almeida, o primeiro comandante do Iate Itaguary, embarcação que o governo do Território Federal do Amapá comprou do comerciante e pecuarista Tibúrcio Andrade.
Antes de ser incorporado à frota do Serviço de Transportes(Rodoviário e Navegação) do Amapá, o iate ostentava o titulo de "Otávio I", nome de um dos filhos do mencionado cidadão estabelecido em Santo Antônio da Pedreira.
Adquirido em abril de 1944, o Iate Itaguary realizou sua primeira viagem, com tal denominação, entre Belém e Macapá, no final referido mês, aqui aportando no dia 1º de maio. O Comandante era Solon Fernandes de Almeida, que permaneceu na direção da embarcação por mais de uma década. Nascido a 14 de janeiro de 1907, Solon de Almeida morreu com 66 anos de idade. 
No dia 29 de setembro de 1989, quando do lançamento de um novo navio incorporado à frota da Superintendência de Navegação do Amapá-SENAVA, o Governador Jorge Nova da Costa prestou-lhe justa homenagem, colocando seu nome no belo navio, construido em Manaus, pelos Estaleiros Amazônia S.A. Em março de 1990, o navio, com 64 metros de comprimento, 12 metros de largura e capacidade para transportar 955 passageiros fez sua primeira viagem para Belém.
Imagens:  Reproduções  / TV Amapá
Entre 2003 e 2012 ficou sendo utilizado pela empresa de navegação Bom Jesus, que deveria pagar 10 mil reais mensais de aluguel, mas nunca o fez. Retomado pelo governo, ficou encostado à margem esquerda do Rio Matapi, sem uso, tal qual como se encontra no momento. Governo e Marinha pretenderam transformá-lo em navio hospital, mas as negociações não progrediram.

Texto de Nilson Montoril, com imagens (prints de tela)  da TV Amapá
Fonter: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...