sábado, 15 de setembro de 2018

Memória do Esporte Amapaense: PANAIR SPORT CLUB

(Imagem: reprodução Wikipedia)
A Panair do Brasil S/A – importante empresa de aviação da época – se instalou em Macapá, em 1940, quando a cidade ainda pertencia ao estado do Pará.
Em 1944 ela deu início à construção de uma pista de pouso e decolagem para os aparelhos DC 3 de sua frota, situada onde é hoje o centro da cidade de Macapá, que tem como referência a Av. FAB.
Para atender a operação do aeroporto foi montada uma estrutura composta, além de suas grandes pistas, de um imóvel principal, em madeira, com 25 metros de comprimento, todo telado, coberto com telhas tipo Marselha, destinado a servir como estação de passageiros, estação de rádio, residência de passageiros, em casos de emergência; uma casa para escritório da gerência e depósito da manutenção; uma casa de meteorologia e depósito de equipamentos; um depósito de combustíveis e lubrificantes; uma estação transmissora de rádio, uma usina elétrica com equipamento de força e luz efetivo e um outro, sobressalente; um poço sob coberta fechado por todos os lados, com a respectiva bomba elevatória e tanque de distribuição com capacidade para 4.000 litros.
No início dos anos de 1940, as partidas de futebol, na antiga Macapá, eram disputadas de forma amadorística no campo do largo da Matriz, atual Praça Veiga Cabral. 
Dessa época vem o "Panair Sport Clube", formado por funcionários da aviação Panair do Brasil, fundado em 19 de fevereiro de 1944, por Emanuel Tarcilo Duarte Moraes – radio operador encarregado do aeroporto de Macapá.
A sede do clube, foi instalada na praça da Matriz, em área na Rua São José, entre a casa da Dona Sofia Mendes Coutinho e o antigo prédio do Senado da Câmara(demolido), no local da atual biblioteca pública.
Segundo o artigo da "Panair em Revista" "O Panair Clube de Macapá, levantou brilhantemente o título de campeão de futebol do ano de 1944.
Em fevereiro de 1945, quando foram realizadas diversas competições esportivas, naquela capital, em comemoração ao primeiro aniversário da Guarda Territorial, o Panair Clube de Macapá, defendendo seu título de Campeão, derrotou por 4 x 0 o time do Oiapoque, formado pelos praças do 3º Batalhão de Fronteira.
A extinção do Panair Sport Club deu origem ao atual Esporte Clube Macapá.
Fonte: "Panair em Revista"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...