terça-feira, 25 de setembro de 2018

Foto Memória de Macapá: O FALECIMENTO DE MÃE LUZIA, há 61 anos

Por Nilson Montoril
“A mazaganense Luzia Francisca da Silva, cognominada Mãe Luzia foi uma mulher empreendedora ao lado do esposo, o Capitão da Guarda Nacional Francisco Lino da Silva, macapaense de boa cepa, que foi buscá-la em Mazagão (atual Mazagão Velho). O primeiro empreendimento do casal foi o "Sitio Capitão", instalado a margem direita do rio Anauerapucu, o rio da Vila Nova da Madre de Deus. O nome da propriedade foi uma homenagem ao marido, quando ele obteve a patente de oficial, Posteriormente, o casal se estabeleceu em Macapá, no Largo dos Inocentes(Formigueiro), esquina da Travessa Francisco Caldeira Castelo Branco (fundador de Belém), via pública que depois recebeu as denominações de Coronel José Serafim Gomes Coelho e Tiradentes(atual). Além do Sitio Capitão, o casal possuiu outra propriedade implantada à margem esquerda do rio Matapy, região de Campina Grande, a qual, na fase Território do Amapá foi vendida ao Sr. Francisco Torquato de Araújo, também mazaganense. Após a morte do Capitão Francisco Lino, Luzia Francisca da Silva decidiu desfazer-se das duas propriedades. Nascida a 9 de fevereiro de 1869, alcançou a idade de 88 anos em 1957, falecendo no dia 23 de setembro. Sua convivência com "Vó Guardiana" enriqueceu seus conhecimentos sobre o uso de ervas medicinais e benzedura. Isso lhe valeu o título de primeiro "dotô" da região. Excelente lavadeira e "engomadeira" tinha uma clientela notável. Na época era bem acentuado o uso de ternos, fatos e outras roupas brancas feitas de linho. Sua casa era de taipa e grande. Caixeiros viajantes costumavam ficar hospedados em seus quartos.
Foto: Reprodução / Facebook
Um dos seus filhos era Cláudio Lino da Silva, pai dos amigos Francisco Lino da Silva (mesmo nome do avô)...
 ... e Raimundo Nonato da Silva, o Bigode.” (fotos)
Texto de Nilson Montoril, publicado originalmente na rede social dele, foi devidamente adaptado e atualizado para o blog Porta-Retrato, com a devida anuência do autor.
Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...