sábado, 9 de fevereiro de 2019

Foto Memória de Macapá: Violonista Nonato Leal e família

Nossa Foto Memória de hoje, vem do álbum de lembranças da Família Leal. 
Num só click, vemos Nonato Leal, Paracy Leal, Mary-Nancy Jucá Leite, e filhos: Venilton, Vanildon, Vânia, Vani e Verinha Leal (de tiara). E no carrinho a pequena Vanize. Doces lembranças!
Resumo biográfico: O vigiense Raimundo Nonato Barros Leal, ou simplesmente Nonato Leal, é um renomado violonista e compositor, experiente e prestigiado em Macapá, autodidata, uma figura ímpar da cultura musical amapaense.
Vive em Macapá desde fevereiro de 1952
Em 1945 se apresenta na Rádio Nacional – RJ no programa Papel Carbono (Renato Murce) e tira nota 10, imitando o violonista Dilermando Reis com a música “Se Ela Perguntar”. Em 1950, ingressa na rádio Marajoara (PA) e excursiona pelo interior do Pará com os músicos e cantores do Cast. da emissora.
Tocou com artistas renomados como Ângela Maria, Nelson Gonçalves, Waldick Soriano, Carmem Costa, Carlos Galhardo, João do Valle, Luiz Gonzaga, Arnaldo Rayol, Agnaldo Rayol. Também com o Trio Muiraquitã, Sebastião Tapajós, Nilson Chaves, Walter Bandeira, Lucinha Bastos, entre outros.
Excursionou pelo interior do Amapá sob o patrocínio do Governo. Participou da Semana de Arte Amapaense em 1981 e 1984. Em 1958 fez vários programas nas Rádio Dragão do Mar, Verdes Mares e Uirapuru, no estado do Ceará. Compôs vários sambas-enredo para diversas escolas de samba do Amapá. Em 1982 e 1983 participou dos recitais de violão da Rede Nacional da Música (Funarte). Em 1987 participou também do recital didático Vi Lobos, curso de violão do Sesc. Foi professor de violão na escola “Walquíria Lima”, de 1970 a 1988.
Lançou 2 CD’s, sob a direção de Manoel Cordeiro, chamados de “Lamento Beduino” e “Coração Popular”.
O maestro Nonato Leal, de 91 anos, tem participação ativa no mundo musical amapaense e em eventos culturais de Macapá. (Fonte: Diário do Amapá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Foto Memória de Macapá: Pioneiros de Macapá

Trazemos para o Porta-Retrato foto compartilhada pelo amigo Luiz Pessoa, com imagens de um evento social e esportivo, no início dos anos...