sexta-feira, 14 de maio de 2021

Memória da Música Amapaense: Banda “Os Setentrionais”

Essa relíquia vem direta do Baú de Lembranças do cantor Batan Saraiva.

Memorável foto dos integrantes da Banda “Os Setentrionais”, em uma de suas formações, em 1987.

Nas imagens em pé da esquerda para a direita: Pascoal, baterista; Walber Silva, tecladista e Zé Miguel, guitarrista.

Embaixo, na mesma disposição: Lia, que cantava com Batan; Dadá, baixista e finalmente o Batan, bem novinho.

Os Setentrionais”, foi uma das bandas de sucesso na Macapá dos anos 70.

TRAJETÓRIA

O que a princípio seria uma brincadeira de três amigos, acabou virando uma realidade de sucesso. Lucivaldo Coelho dos Santos, dono do nome “Os Setentrionais”, conta que “no fundo da casa dele, no bairro do Trem, havia um cara chamado “Barrasco”, que montou uma bateria de lata e começou a tocar. Ao ouvi-lo tocar, Lucivaldo pegou uma guitarra que ele tinha e decidiu ir até lá, trocar uma ideia com o vizinho. Depois apareceu o Waldene, e começaram a brincar. Eles gostaram da brincadeira, mas queriam uma bateria de verdade. E conseguiram comprar de um policial, que tinha uma encostada lá.  Só que o “Barrasco” não quis mais ficar com eles. Com a saída de ”Barrasco”, a banda teve de conseguir um outro músico. Desta vez quem assumiria a banda seria Pilão (falecido). A banda passou então a ser composta por Lucivaldo, na guitarra, Marcondes ao violão, e Pilão na bateria, mas ainda faltavam músicos. Em 1974 um novo componente entrou para banda como empresário: Manoel Raimundo Pereira da Costa, (falecido), que se tornou um grande empresário no ramo de importados, na cidade. Ele que fechou a primeira tocada do Grupo, no Esporte Clube Macapá, que se constituiu num grande sucesso. Nesse mesmo ano eles tocaram na Serra do Navio, em um baile de fim de ano realizado pelo Manganês Esporte Clube, para os moradores do local e funcionários da ICOMI.

Depois a banda tomou outro formato, novos músicos foram contratados, outros tiveram que viajar.

Músicos hoje consagrados começaram suas carreiras na banda “Os Setentrionais”: Amadeu Cavalcante, Humberto Moreira, Carlitão (Banda Placa), Zé Miguel, Kzan Nery, Ronery, Osmar Jr., dentre outros.

Os Setentrionais’ gravaram dois discos compactos, um em 1978 e o outro em 1979.

Hoje a banda já não toca mais.

Fonte: Facebook e Seles Nefes.com

Um comentário:

  1. Sr. João, bom dia! Gostaria de saber se o senhor lembra de um guitarrista, não sei da da Placa, Brind's ou The Tramp's, que tocava apenas com o braço esquerdo. Eu, criança, me impressionava com as exibições dele, especialmente na expo-feira, nos idos dos 80. Marcaram minha memória. Grande abraço!

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...