segunda-feira, 30 de maio de 2022

MEMÓRIA DA AVIAÇÃO AMAPAENSE: HAMILTON SILVA

Peguei esta FOTO MEMÓRIA, no Baú de Lembranças do amigo João Silva. 

“No registro histórico cedido pela família, o piloto Hamilton Silva, que era amapaense, curte um momento de descontração passeando de bicicleta pela Avenida Presidente Vargas na Macapá do finalzinho dos anos quarenta”.

O Piloto Hamilton Henrique da Silva nasceu em Macapá, no dia 9 de julho de 1925. Estudou na Escola Municipal com a professora Raimunda Mendes Coutinho (Guita) e concluiu seus estudos no Colégio Amapaense, em Macapá. Integrou a primeira turma da Escola de Pilotos Civis do Aeroclube de Macapá e foi brevetado (diplomado) em 1956. Ingressou no quadro de funcionários do ex-Território Federal do Amapá, na função de piloto de aeronaves. Era casado com a Sra. Maria Perpétua de Souza, com quem teve quatro filhos: Maria Heliete, Mário Hélio, Mário Hilton e Mary Heliete.

Hamilton Silva faleceu no pavoroso acidente aéreo ocorrido no dia 21 de janeiro de 1958, na localidade de Carmo do Macacoary, interior do Amapá, por ocasião dos festejos em louvor a São Sebastião.

No infausto acontecimento também faleceram o deputado federal Coaracy Nunes e o promotor público Hildemar Maia.

Hamilton Silva tem mausoléu (uma asa com manche) no Cemitério de N. S. da Conceição, no Centro de Macapá, localizado atrás da Nova Catedral.

Ele teve seu nome perpetuado numa das principais ruas de capital amapaense.

Foto: Arquivo pessoal da família de H.Silva

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...