terça-feira, 31 de maio de 2022

MEMÓRIA DA MACAPÁ ANTIGA: ACIDENTE AÉREO

Com a devida vênia de seu autor, tomo a liberdade de compartilhar com os leitores do blog Porta-Retrato, um texto de Nilson Montoril, narrando um fato acontecido na Macapá de outrora.

UM INTRIGANTE ACIDENTE AÉREO

Nilson Montoril

Numa manhã do mês de julho de 1957, estando de férias escolares, fui encarregado de comprar pães na Fábrica Amapaense, cujo prédio estava erguido onde hoje funcionam a Loja Domestilar de frente para a Rua Tiradentes. Ao lado, anos depois, surgiu o segundo prédio da Caixa Econômica Federal. A cidade de Macapá, ainda pequena, praticamente dormia. Ao me aproximar da Av. Coriolano Jucá vi que muita gente corria em direção da Av. Iracema Carvão Nunes, no sentido do aeroporto. Abelhudo como todo moleque, comprei 2 pães comuns e fui bisbilhotar o que havia acontecido. Ao chegar em frente ao escritório da ICOMI, observei a presença de um avião do Lóide Aéreo parado no meio do terreno onde estavam sendo cavadas as valas para o alicerce da Galeria Comercial. O aparelho parou no ponto que, depois, abrigou a primeira sede própria da Caixa Econômica. Era um reboliço danado. Na porta da aeronave apareceu um homem grandalhão, que só pronunciava pornografia bem cabeludas, de fdp pra cima, e acusava o piloto de ter arrebentado com o seu "culhão". Imediatamente o reconheci, haja vista que ele era muito conhecido. Tratava-se do Senhor Tibúrcio, comerciante e pecuarista, que tinha feito uma cirurgia de hidrocele, em Belém. De dentro do avião vinha um canto religioso. Eram vozes das moças da irmandade Filhas de Maria, capitaneadas por freiras de Congregação Nossa Senhora Menina, que tinham ido a Belém, participar de um evento importante. Como os aviões DC-3 eram altos na frente, a subida e descida dos passageiros ocorria com um uso de uma escada apropriada, coisa que não havia por perto. Arranjaram uma estreita escada de madeira em precárias condições. O artefato quase não alcançava a porta do avião. O primeiro candidato à descida foi Seu Tibúrcio. No que ele botou o pé no degrau a peça estalou. O homem recuou e bradou um paneiro de nomes feios. Voluntários e amigos convenceram Seu Tibúrcio a aguardar a chegada de outra escada. Somente assim foi possível os demais passageiros desembarcarem. O acidente ocorreu porque havia chovido bastante de madrugada e a pista de pouso da antiga Panair do Brasil, que era revestida de capim estava muito lisa. Além disso, o piloto falhou no momento da aterrisagem e tocou o solo no trecho da pista paralela à frente ao Hospital Geral. Consequentemente, sobrou pouco espaço para o avião se deslocar. Assim, a aeronave rompeu a cerca de arame farpado da Rua General Rondon e avançou para a área que atualmente abriga o Tribunal de Justiça. O piloto manobrou o avião para o leito da Av. FAB, na época precaríssimo, e ganhou o rumo da Av. Iracema Carvão Nunes. Parou pertinho dela, porque as rodas atolaram nas escavações das obras da Galeria Comercial. A grande surpresa que eu tive foi ver minha irmã, Neyde Montoril, uma das moças cantoras, descendo a tosca escada de madeira.

Via Paneiro de Lembranças – Facebook

Fotos: Arquivo do blog e Pinterest

Nota do Editor:

Na época em que aconteceu esse acidente eu tinha 9 anos e morava na Av. Presidente Vargas nº 52 – próximo à Escola Normal (depois IETA).

Lembro bem da aeronave – modelo Curtiss C-46 Commando que tinha as cores da empresa - semelhante ao modelo que ilustra esse post. Apenas aeronaves desse modelo usado pelo Lóide Aéreo, voavam para Macapá. Os modelos Douglas DC-3 eram da Cruzeiro do Sul e do Correio Aéreo Nacional.

(João Lázaro – editor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...