sábado, 14 de maio de 2022

MEMÓRIA DO FUTEBOL AMAPAENSE: O CAMPINHO DA MATRIZ

Por Nilson Montoril de Araújo 

Em 4 de fevereiro de 1758, o espaço que a foto nos revela recebeu o nome Largo de São Sebastião. Com o passar do tempo, o povo preferiu identificá-lo como Largo da Matriz, uma referência à Igreja de São José. A área só passou a ter maior utilidade a partir da introdução do futebol no Brasil, à conta da sua expansão. Evidentemente, a ala esquerda do Largo da Matriz virou um campo de futebol. Mesmo não tendo as medidas oficiais do apaixonante "esporte bretão", o campinho teve seus dias de glória até surgir o Estádio Territorial, inaugurado no dia 15 de janeiro de 1950. Transferido pelo governo para a Prefeitura, o estádio ficou sendo municipal. O primeiro campeonato amapaense de futebol aconteceu nos meses de novembro de 1947, em turno único e apontou o Esporte Clube Macapá como campeão. Participaram do certame, Macapá, Amapá Clube, Cumaú e São José. 

De 1950 em diante, os campeonatos foram disputados no Estádio Municipal Glycério de Souza Marques deixando de ser após a inauguração do Zerão. Quem melhor utilizou o campinho da Matriz foi a Prelazia de Macapá, com a realização de campeonatos disputados por times do Oratório São Luiz. Centenas de garotos e adolescentes foram atraídos pela ação catequética e associativa dos Padres do Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras-PIME, a partir de 1948. Todos os sacerdotes eram italianos, apaixonados por futebol. É claro que times com nomes de clubes da Itália não faltaram no Oratório: Juventus, Internazionale, Roma, Fiorentina, Milan. Os clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo não foram esquecidos. Eu e inúmeros amigos de infância e adolescência vivemos estes momentos mágicos. Foi narrando jogos dos certames oratorianos que enveredei pela locução esportiva. 

Usando um amplificador, um alto falante e um microfone, o Expedito Ferro, popular 91 criou a PRC JUVENIL, A VOZ ORATORIANA. Segundo o 91, PRC significava Prelazia Rádio Clube. 

O nome Juventus evidenciou um dos maiores clubes de futebol do Amapá.

(Via Paneiro de Lembranças)

Um comentário:

  1. Esporte Clube Cajuru25 de agosto de 2023 às 02:26

    Tá, então foi em turno único, certo? Poderia me falar o vice desse ano?

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...