quinta-feira, 16 de junho de 2011

"Caixa de Cebola": O Primeiro Ônibus de Macapá

Ano 1958 - O "Coração de Jesus" ou "Caixa de Cebola" foi o primeiro ônibus de Macapá, de propriedade dos irmãos Assis e Dedé.
Esta foto é uma contribuição do amigo Antônio Almeida, ( com a mão na cintura ) que deixou um comentário no post informando que foi cobrador do Caixa de Cebola – o primeiro ônibus de Macapá.
(Foto: Reprodução/Acervo Amiraldo Bezerra)
Clique na foto par ampliá-la
(Foto: contribuição de Amiraldo Bezerra)
Antonio Almeida ( à direita de roupa escura ) nasceu em Macapá e trabalhou no Caixa de Cebola nos anos de 1958 e 1959.
Jacqueline Almeida informa que seu avô Antonio, mais conhecido por "Galo", faleceu dia 05/08/16(foto menor ).Ele morava em Belém-PA há 36 anos. Além de Antônio, muitos dos colegas que trabalharam no ônibus, com ele, já faleceram. O Caixa de Cebola cumpria o seguinte trajeto: subia pela rua Eliezer Levy passava em frente à casa do Seu Assis – que era um dos donos - perto do cemitério, subia a rua General Rondon e dobrava na avenida FAB passando em frente ao Ginásio de Macapá e ao Grupo Escolar Barão do Rio Branco e descia pra Doca da Fortaleza e ia para o clip em frente a mercado central e de lá seguia para o bairro do Trem.
(Última atualização em maio de 2020)

9 comentários:

  1. Depois, seu Assis (fundador da SEVEL) comprou o velho posto de gasolina que funcionava na mesma esquina daquele posto na Candido Mendes, proximo à Casa Pierre. O escritorio era uma casa de madeira de altos. Se não me engano, de cor amarela e vermelha. Mais tarde ele vendeu para os Alcolumbres.

    ResponderExcluir
  2. Naquela época passear de ônibus era um senhor programa. Eu adorava, ia passando pela cidade, pelo Laguinho, pelo Trem...enfim retornávamos para o mesmo local. Era diversão, pois não estávamos vendo o veículo pela primeira vez.....

    ResponderExcluir
  3. sou Eu de bigode. Nessa foto Sou o Antonio moro em belem fui cobrador dessa empresa.contatos: antonio_allmeida36@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  4. ja Mandei as fotos para o email, que eu me lembro o percursso que o onibus fazia: Eliezer levier passava na frente do Dono Assis perto do cemitério e seguia e passava ao lado do Ginásio e pegava a rua do grupo escolar Barão do rio branco e descia pra doca da fortaleza ia pro clipe em frete ao supermecado central e de lá seguia para o bairro do trem.Ass: Antonio

    ResponderExcluir
  5. Acredito que o ônibus da foto não seja o "caixa de cebola. EM MINHA MEMÓRIA, o verdadeiro caixa de cebola era um chevrolet de meados ou final da década de 30. O ônibus da foto é tb chevrolet, porém, bem mais moderno, de meados dos anos 40 ou início dos anos 50.Possivelmente, ele foi levado para Macapá, por algum integrante da minha família, morador da "Vila dos Arigós", no bairro do Trem, e era usado no transporte de colonos e funcionários da ICOMI, que moravam em localidades ao longo da estrada de ferro e desembarcavam na estação do Km 9. O transporte era chamado de "Viação Quebra-galho". Seria interessante um contato com membros da família Severo de Souza para uma confirmação. Luiz Lopes Neto. e-mail:lulone2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Ola João, e com muito pesar que digo o Antonio "Galo" Faleceu dia 05/08/16. Meu avozinho foi dirigir o caixa de cebola no Céu . Ass: Jacqueline Almeida.

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, alguém tem a foto da viação progresso?

    ResponderExcluir

UM PIONEIRO DO AMAPÁ > JOSÉ OTÁVIO MAIA (in memoriam)

] Nossa homenagem póstuma a um dos Pioneiros do Amapá. JOSÉ OTÁVIO MAIA um dos Pioneiros do Amapá , nasceu em Fortaleza, Ceará em 19 de j...