sábado, 11 de junho de 2011

O Pioneiro: Remy do Rêgo Barros

Um pouco da vida do Pioneiro Remy Barros, narrada por sua filha Sandra Barros, (via e-mail) especialmente para o Porta-Retrato:
REMY DO RÊGO BARROS, nasceu em Belém do Pará em 06 de novembro de 1933, filho de Raimundo Severo do Rêgo Barros e Nair Araújo Nascimento.
Estudou na Escola Augusto Olímpio (onde concluiu o primário), na mesma cidade onde nasceu. Não frequentou nenhuma outra escola do ensino regular, sua formação escolar foi até a 5ª série.
Por ter ficado órfão muito pequeno (com 2 anos de idade), começou a trabalhar ainda muito jovem (com 10 anos de idade) vendendo jornal pelas ruas de Belém no bairro de São Brás, a fim de contribuir com a renda familiar para o sustento da sua casa. Então, naquela época, por não ser proibido o trabalho infantil, meu pai dividia-se entre a escola e o trabalho.
Trabalhou no Curtume Santo Antonio, quando conheceu a Leatrice Nazaré Vasconcelos Barros, com a qual se casou.
Mas tarde, sentiu uma paixão muito grande por rádio e a curiosidade foi aumentado ao ponto de sozinho aprender a consertar aqueles pequenos aparelhos (os rádios). Sentindo que essa seria sua profissão, começou a estudar por correspondência, através do Instituto Universal, onde fez o curso de radiotécnico, concluiu e obteve o diploma de Radiotécnico, essa foi sua primeira realização pessoal e que lhe abriu as portas no mercado.
Casou-se em 1954 e devido as dificuldades, aceitou um convite para trabalhar no Loyd Aereo Brasileiro no Rio de Janeiro em 1955, mas esse emprego durou apenas 01 ano e 3 meses, ele pediu demissão por não ter conseguido levar a esposa para ficar ao lado dele e o salário ser baixo.
De volta a Belém e desempregado (formal) começou a trabalhar na informalidade consertando aparelhos eletroeletrônicos. Minha avó materna (d. Nila) através de um conhecido, conseguiu arranjar um emprego pra ele na Radional, que na época funcionava no bairro da Estrada Nova /Belém.
Em 1958, ele recebeu o convite para trabalhar na Radional em Macapá, onde seria o gerente da área técnica. Esse é o começo da história no Amapá.
Em Macapá, meu pai trabalhou na Radional, ao lado do Lourenço (gerente comercial), Sebastião Balieiro, Elcir (são os nomes que lembro), até que a radional foi tomada pelo governo depois do golpe militar. Inclusive meu pai foi preso nessa época, pois pensavam que ele era da "esquerda", mas essa história ele nunca nos contou com detalhes, mas segundo o papai, o grande responsável por sua liberdade foi o Jarbas Passarinho e o Coronel Alacid Nunes juntamente com o D. Aristides Piróvano (bispo de Macapá) que conseguiram provar que ele era uma pessoa honesta e trabalhadora.
Depois que a Radional foi tomada pelo governo, papai ficou outra vez desempregado, então ele conseguiu montar uma oficina de consertos de eletroeletrônicos, foi um sucesso, fazia bicos na Rádio Difusora, como rádio técnico, prestava serviços na ICOMI, trabalhou na Rádio Equatorial e mais tarde na Rádio Educadora e essa história tu conheces. Quando começaram os trabalhos para a criação da Rádio Educadora, ele saia de casa pela manhã e não tinha hora pra voltar, até que os trabalhos estivessem concluídos, eu via o papai feliz, porque fazia o que mais amava e trabalhou de sol a sol até que a Rádio entrou no ar.
Nas horas de folga, ele costumava se reunir com alguns amigos, na varanda de casa, onde jogavam dominó até altas horas e nos dias de domingo  ele reunia os filhos numa lambreta e íamos tomar banho no Pacoval. Era muito divertido.
Morávamos no bairro do Laguinho na rua Eliezer Levy, onde passei minha infância.
Meu pai costumava dizer que ele era formado pela "escola da vida" onde aprendeu sozinho as grandes lições e optou por ser honesto e trabalhador e sempre acreditou que a educação seria capaz de mudar o mundo.
Pelo fato de minha mãe não gostar de Macapá, saímos da cidade em janeiro de 1970 retornando a Belém onde ele foi trabalhar a Cotelpa, que virou Telepará e hoje privatizada Telemar, onde teve um grande destaque dentro de suas funções até se aposentar. Em 1973, foi transferido de Belém para Capanema/PA, a fim de coordenar toda a zona bragantina onde a Telepará expandiria o sistema de telecomunicações. Mais tarde estudou e conseguiu através do DESU o diploma de ensino técnico. Morou em Capanema até o fim de sua vida.
Formamos uma grande família (literalmente); da união do Remy com a Leatrice nasceram 13 filhos, dos quais apenas doze estão vivos, alías essa é parte triste de nossa história, perdemos um irmão muito jovem e de repente, e esse fato deixou o papai tão abalado que dois anos depois ele partiu sem despedir-se de nós.
 
Os filhos: Eu, Sandra Barros, casada, pedagoga (Ufpa), servidora pública estadual, mãe de seis filhos dos quais 2 com formação superior e 4 ainda na universidade; Lucival Barros, casado Economista (UFPA), servidor público federal (CGU), pai de três filhos (2 com formação superior e 1 superior incompleto; Maria Santivanêz, casada, técnica em contabilidade (nível médio) tem 1 filho universitário de Biologia; Maria de Fátima, técnica em contabilidade (nível médio), mãe de 2 filhos 1 de formação superior e outro em formação; Maria de Nazaré (gêmea da Fátima) casada, professora (magistério) tem 3 filhos, todos casados; Luciano Barros, casado, Engenheiro Elétrico (UFPA), trabalha na Infraero, tem dois filhos ainda menores; Lucivaldo Barros, casado, Bibliotecário,  Advogado e Doutor em Desenvolvimento Sustentável (UNB), servidor público federal (Ministério Público Federal) pai de dois filhos ambos universitários; Roselene Barros, casada, Engenheira Civil (UFPA) servidora pública federal (TRT) tem três filhos ainda menores; Rita de Cássia Barros, casada, Pedagoga (UFPA) servidora pública estadual e proprietária de uma escola de ensino fundamental, tem um filho, ainda menor; Lucindo Barros, casado, Analista de Sistema (Unama) servidor público federal, trabalha no IBAMA, tem dois filhos; Sandro Barros (in memória) era casado, deixou 3 filhos, também era servidor do MPU; Sávio Barros (era gêmeo do Sandro), casado, Advogado (UNAMA), tem um filhinha e sua esposa espera o segundo bebê; Sandrea Barros, casada, Fisioterapeuta (UEPA), tem uma filhinha e está gravida do segundo.
 
O papai dizia que não havia ficado rico (financeiramente) tinha uma situação estável e que sua maior riqueza era esse time que ele conseguiu formar e isso ninguém tiraria dele a não ser Deus.
Ele era torcedor apaixonado pelo Clube do Remo, coitado! se ainda estivesse vivo com certeza estaria decepcionado com o clube de coração.
Nosso pai nos deu a maior riqueza: A EDUCAÇÃO e nos ensinou que ser HONESTO e TRABALHADOR não prejudica ninguém. Mas ao perder seu filho Sandro na flor da idade, se deixou abater pela tristeza e numa manhã de sexta-feira fomos surpreendidos com a notícia de que ele havia falecido, sem nos ter dado ao menos a chance de nos despedir.
Ele foi e será pra sempre um grande homem, cheio de defeitos e infinitas qualidades, era solidário e justo, amigo e companheiro de todas as horas.
Hoje estamos sem a presença física dele, mas com ele em nosso coração.
Minha mãe ainda é viva graças a Deus e mora em Capanema.
Papai faleceu no dia 17 de junho de 2005, causa da morte: parada cardíaca (foi fulminante); está enterrado no Cemitério de São Francisco de Assis na cidade de Capanema/PA. (Sandra Barros – 09/06/2011)

2 comentários:

  1. Obrigada pela homenagem ao meu pai.
    Se ele ainda estivesse entre nós, com certeza ficaria muito orgulhoso e feliz.
    parabéns pelo blog
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive a honra de conhece-lo e dar um presente a ele que gostou muito.
      Sou Waner e dei para ele um quadro do aviao da TAM.
      E lembro que ele tinha colocado na sala da casa dele em Capanema-PA.

      Tudo de bom para vcs!

      Waner Costa

      Excluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...