segunda-feira, 27 de junho de 2011

Orla de Macapá, de outrora

(Foto: Reprodução de jornal)
Neste recorte de jornal antigo (sem muita qualidade), vemos a imagem da orla do antigo Elesbão - hoje Bairro Santa Inês - tendo ao fundo a Fortaleza de São José de Macapá, na sua lateral esquerda, ao sul, próximo à praça de entorno do forte (Lugar Bonito).
Em primeiro plano vemos uma canoa a vela, com toldo coberto, e atrás uma pequena ponte com poucas tábuas que terminavam no matadouro de porco, da família Pinheiro, que existia no local.
Quer quizer, ao passar com a maré seca pela orla do Santa Inês na curva do primeiro cais no sentido Fortaleza/Araxá, poderá observar, ainda hoje, vários tocos de madeira que foram serrados e que serviam de estacas de sustentação daquele matadouro. Quem morou alí por perto, com certeza se lembra.
(Foto: Reprodução/Olivar Cunha/acervo pessoal)
 (Foto: Contribuição do amigo Olivar Cunha)
Este outro registro fotográfico, que foi enviado pelo amigo Olivar Cunha, nos dá uma ideia de como era o Elesbão ao final da década de 60.
Deixe seu comentário, se você conheceu o local.
(Repaginado em 27/06/2011, às 15h11m)

Um comentário:

  1. Meu caro Janjão... Esta foto me fez chorar... Corri muito por sobre esta ponte... Tomei muito banho... Pesquei muito Mandií-Casaca no velho Remanso... Bons tempos, que permanecem vivos na memória do velho e enternecido poeta...
    Obrigado, João...

    ResponderExcluir

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...