sexta-feira, 17 de junho de 2011

Antigo Cliper de Macapá

(Reprodução)
Década de 50 - Fotos da praça do Mercado Central destacando o Cliper Bar, parada dos onibus da época: o Caixa de Cebola e o Bossa Nova. Observa-se, ao fundo à direita, o Armazem Nely de propriedade do Sr. Antônio Nely de Matos.
(Repaginado em 2011)

11 comentários:

  1. Lembro d casa do seu Nely. O filho caçula dele é casado com a Suely, filha do grande Amazonas Tapajos, radialista; Uma das filhas do seu Nely era esposa do Zelito, da Casa das Cordas, que so vendia coisas chiques naquela loj na esquina dos Teatro das Bacabeiras. O prédio ainda esta em pé. Depois, Zelito se tornou proprietario de TV.

    ResponderExcluir
  2. João Lazaro, responda-me por favor: você é sobrinho da Prof. Esther Virgulino, nao é?

    ResponderExcluir
  3. Oi Veneide:

    Obrigado por lincar o PORTA-RETRATO em seu blog.

    Ratifico todas as informações passadas no primeiro comentário, acima.

    Respondendo a sua dúvida no segundo comentário, informo que sou PRIMO legítimo da Profª Esther da Silva Virgolino (com O ao invés de U).
    Meu pai (João Clímaco - que sempre morou em Icoaraci-PA)era irmão da mãe dela Dona Didi (Raimunda da Silva Virgolino).
    Profª Esther era também prima legítima da Professora Virgó (Raimunda da Silva Virgolino - conhecida no IETA por passar provas orais).
    Havia coincidência nos nomes mesmo.
    grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi, João Lázaro.
    Parabéns pelo blog.
    Hoje moro em outro cidade, mas essa Macapá que você e outras pessoas como Alcinea e Alcilene mostram em fotos antigas reforçam a memória de Macapá de outras momentos, da infância e da juventude.
    Lembro muito do Cliper Bar, principalmente quando, menino e morador na Fazendinha, ali esperávamos o ônibus (isso quando não íamos de caminhão, tipo pau de arara). Mesmo morando em Macapá, não me lembro das circunstâncias nas quais o Cliper foi demolido. Se souber, me diga. Obrigado
    Aloisio Cantuária - Belém, PA
    aloisiocantuaria@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma fotografia do meu pai servindo no balcão do Cliper Bar, se for de seu interesse posso disponibilizar...

    ResponderExcluir
  6. Olá anônimo, prazer em tê-lo aqui.
    Sim, é de meu interesse receber qualquer colaboração que realmente venha enriquecer este blog, cuja finalidade é resgatar a memória da cidade de Macapá e de seu povo, através dos registros fotográficos.
    Para isso é importante você manter contato através dos seguintes e-mails: jolasil@gmail.com ou jolasil@hotmail.com.
    Ficarei no aguardo.
    Muito grato.
    grande abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir
  7. Ao amigo Aloisio Cantuária respondo que não tenho informações sobre as circunstâncias em que ocorreram a demolição do Cliper Bar, mas acredito que tenha sido em virtude da expansão urbana e a consequente adequação aos nossos sistemas de crescimento e modernização da cidade.
    Obrigado pela visita.
    Volte sempre.
    grande abraço

    ResponderExcluir
  8. A Primeira casa na direita para a esquerda foi a casa que meu Pai construiu e morou ate sua morte com minha mãe, Ele um dos 1° farmaceutico dessa cidade Arthur Neves do Nascimento da Farmacia e Drogaria Neves e Minha Mãe Dona Inezelina da Silva Nascimento - Dona Inêz Parteira.
    Essa foto só tinha na lembrança,
    Obrigado João amigão.

    ResponderExcluir
  9. Por nada Artur!
    Me lembro da Drogaria Neves.
    Nessa época, além de seu pai, tinham também outros dois farmaceutidos conhecidos na cidade que, era muito pequena, que talvez você não esteja lembrado.
    Eram o "Seu" Bruno - pai do Sr. Hernani Vitor - dono da Farmácia Hernani (que também funcionou num dos cantos do Mercado Central) e o Sr. Francisco Serrano (proprietário da Drogaria Serrano).
    Continue mandando...
    grande abraço

    ResponderExcluir
  10. João, continuando nossa conversa, e para atiçar a lembrança de alguns e voce, com sua maestria, coordenar os fatos: parece que um dos motoristas do Bossa Nova, ou do Caixa de Cebola era o Mapará... NO final da rua Odilardo Silva, em direção ao Araxa, havia uma Vacaria... como era o nome do dono? e o vagalume? e o calhambeque, qual era o carro dele? qual era a figura conhecida como "camarão"?, e o Peixe? e o empresário de carros bizarros, o Periquito? dono de um mondrongo que fazia viagens para Santana chamado de "burra preta" (não tenho certeza... Tempos bons. A conferir.
    Anselmo Domingos ( que trabalhou na Rádio Educadora)

    ResponderExcluir
  11. Esta sua ocupação, ou uma de suas ocupações, resgata muitos fragmentos perdidos da historia regional que é também do nosso país.
    Tenho algumas fotografias antigas de Macapá, anos 40, e até uma foto de sua prima Esther Virgolino de 1931 entre os "normalandos" da Escola Normal do Amazonas, mas no momento estou mesmo é precisando de sua expertise de historia do antigo Territorio do Amapá para me esclarecer sobre as visitas de Alvaro Maia (datas) e se Getulio Vargas também visitou Macapá durante seu governo. Depois transmito te uma mensagem por mail que é mais prático.
    Abraço.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...