terça-feira, 22 de março de 2011

Uma Festa em Família

Clique na foto para ampliá-la
(Mais uma contribuição da amiga Sarah Zagury, via e-mail)
"Está foto deve ser de 1951 ou 1952. Festa de aniversário do meu primo Simão.
Podemos ver minha avó Sarah, acima meu pai Isaac Zagury, ao lado de minha avó tia Meriam, minha mãe Clemência, ao lado tio Natan, meu tio Moisés, meu primo Mair, e  um homem não identificado.
Na frente da mesa eu, Sarah, atrás um menino não identificado, Simão(de gravata comprida), Abraham, tia Sime e os demais meninos e a senhora não identificados."(Sarah Zagury)
(Foto: Reprodução)
Nota do blog: O primo aniversariante a que Sarah se refere na legenda, é o amigo Simão Arão Pecher(foto), hoje, conceituado médico alergista e dermatologista e professor aposentado de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Univ.Fed.do Amazonas, em Manaus-Amazonas, onde reside e trabalha, desde que deixou o Amapá, quando ainda era bem jovem.
Além de médico, Simão é membro da Academia Brasileira de Médicos Escritores (ABRAMES), da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES), e da Academia Amazonense de Medicina.
Simão é filho do "Seu" Natan e Dona Sime, que também aparecem na foto maior.
"Seu" Natan Pechar era o proprietário do Café Continental, um conhecido bar de madeira que situava-se num trecho estreito da rua São José, no centro de Macapá, entre as Avenidas Presidente Vargas e Coronel Coriolano Jucá, no terreno hoje ocupado por um prédio da Center Kennedy.
A avó de Sarah era a Sra. Sarah Roffé Zagury - matriarca da família, e sócia principal da firma proprietária da Casa Leão do Norte, tradicional casa comercial da Macapá de outrora.
Dona  Meriam, tia de Sarah, hoje com 93 anos, reside do Rio de Janeiro.
O primo Mair, (o de bigodinho que aparece na foto debaixo da cortina da janela), é o Sr. Mair Bemergui, um dos pioneiros do comércio de Macapá.
À esquerda dele, também de bigodinho (debaixo da escápula) aparece o Sr. Moisés Zagury, que durante muitos anos foi gerente, em Macapá, dos Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul.
A Sarah - que contribuiu com a foto - é a garotinha que está na frente, com um garfo na mão.

3 comentários:

  1. Que bela foto. Maravilha a Sarah estar contribuindo e compartilhando imagens da história das famílias pioneiras do Amapá..

    ResponderExcluir
  2. QUE SATISFAÇÃO VER ESSAS FOTOS DA ANTIGA VIDA DE MACAPÁ, HOJE MORO EM MANAUS E TIVE OPORTUNIDADE DE CONHECER O SIMIÃO PECHER, SÓ NÃO SABIA QUE ERA MACAPAENSE.

    ResponderExcluir

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...