segunda-feira, 28 de março de 2011

Um Radialista Pioneiro: Agostinho Nogueira de Souza

(Foto: Reprodução de livro)
(Foto: Reprodução extraída do livro Livro Personagens Ilustres do Amapá Vol.III)
Um Pioneiro do Rádio Amapaense - o carioca Agostinho Nogueira de Souza
Natural do Rio de Janeiro, onde nasceu em 12 de junho de 1927, Agostinho Nogueira de Souza - filho de José de Souza e D. Felismina de Jesus Nogueira de Souza, estudou o primário em Recife-PE, e o secundário no Rio de Janeiro.
Começou a trabalhar em escritório e na função de rádiotécnico.
Conheceu o Sr. Pauxy Nunes numa programação esportiva quando fazia a locução de uma partida, e foi Pauxy quem levou Agostinho para Macapá, conseguindo sua nomeação em 3 de abril de 1948.
Em 1950 passou a exercer as funções de radiotécnico.
Foi diretor da Rádio Difusora de Macapá em 1954 e em 1962; diretor da Imprensa Oficial; Oficial de Gabinete do Governador; redator do Gabinete do Governador; chefe do expediente da Secretaria-Geral do Território e outras funções administrativas.
Agostinho Souza foi locutor esportivo da Rádio Difusora de 1950 a 1978; comentarista esportivo, locutor de todas as modalidades esportivas.
Acompanhou a equipe de natação que foi campeã brasileira infanto juvenil de natação no Rio de Janeiro e narrou todas as provas emocionando a assistência com sua locução.
Foi também presidente da Associação Amapaense de Imprensa em 1958; Era um jovem simpático, voz eloquente, cantava bem e logo foi conquistado pela belíssima Ivone Beatriz Chaves com quem se casou em 25 de junho de 1948 de cuja união nasceram os filhos: Roberto Luiz, Agostinho, Maria Ivanilde, Alessandra, Jorge Luis, José Luiz, Ivone, Ivete, Luiz Carlos, Luiz Ivan, Luiz Fernando e Luiz Otávio.
Aposentou-se no dia 7 de dezembro de 1979 e veio a falecer no dia 1 de setembro de 1982.
Fonte: Livro Personagens Ilustres do Amapá Vol.III - de Coaracy Barbosa (em PDF - não impresso - via APES)
Links relacionados:
Um encontro de amigos
Difusora - Memória do Rádio - Pioneiros - Baião Caçula
Difusora - Memórias do Rádio - Pioneiros - Hélio, Bené e Agostinho
Difusora - Memória do Rádio - Pioneiro - Agostinho Souza

3 comentários:

  1. Lázaro, longe mas sempre tão perto, desta vez só corrigindo o nome da esposa do Agostinho: era Ione, segundo a profra. Dinete que foi contemporanea dela num evento no Taetro da Paz em Belém. Mesmo assim, ficamos no aguardo de mais novidades sobre todos.
    Valeu, mano...
    Diniz (http://dinizbotelho.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  2. A professora deve ter se equivocada com o nome. O piloto de avião, Paulinho Lobato, filho do engenheiro Douglas Lobato, que foi vizinho dela durante muitos anos, confirma que o nome da esposa de Augostinho Souza é Ivone Beatriz Chaves de Souza. E diz que tem boas lembranças dela. Tem algumas que ele não esquece nunca. Ele morou na ilharga da casa dela por muito e muitos anos durante a infância e adolescência. Aquele conhece.
    Édi Prado - jornalista

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Sou Ivone, filha do Agostinho e Ivone Beatriz, corrigindo o nome da minha mãe, meu pai nasceu no dia 12 de junho, não dia 2. Obrigada

    ResponderExcluir

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...