terça-feira, 15 de março de 2011

Duas Pioneiras de Macapá

(Foto: Reprodução/Acervo Sarah Zagury)
Clique na foto para ampliá-la
(Contribuição da amiga Sarah Zagury)
Ano 1968 - Duas damas pioneiras de Macapá: Dona Clemência Zagury (em pé) em companhia de Dona Marina(sentada), que trabalhava como manicure na cidade. Elas eram muito amigas.
Nota do blog: Particularmente, pensei que Dona Marina fosse enfermeira, pois sempre que ia em minha casa - atender algum chamado - era para aplicar injeção ou fazer curativo em alguém da família. Desconhecia sua atividade de manicure.
Fiquei sabendo agora pela amiga Sarah Zagury que nos enviou mais esta foto do acervo fotográfico da família.(João Lázaro)

3 comentários:

  1. Olá João, gostaria de fazer dois comentários a respeito da foto acima. Primeiro acho que a foto é bem mais antiga que 68. Nesta foto D. Clemência aparece bem esbelta e posando em pé. Neste ano -68- eu a vi sentada na loja Leão do Norte de onde ao se levantar o fazia com grande dificuldade pelo excesso de peso e pela idade.
    Segundo, com relação a D. Marina, lembro-me muito bem dela quando era visitadora da LBA da qual foi também superintendente. Era uma pessoa muito conhecida e atenciosa com as familias que atendia. Se fazia manicure, não fazia como profissional, até porque ela, com certeza, não precisava. Amigo, abraços e até a próxima.

    ResponderExcluir
  2. Sou Maria Helena e estive recentemente em Macapá. Fui criada com os filhos da D. Clemencia e os 4 foram meus padrinhos de casamento(Isso a 42 anos). Ai que saudades?

    ResponderExcluir
  3. Muito linda a história, poderia mandar fotos das primeiras garrafas que foram produzidas e se ainda existe a empresa.

    ResponderExcluir

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...