segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Antigos alunos do Colégio Amapaense

( Foto: Reprodução / Acervo Família Amoras )
 ( Clique na foto para observar melhor )
O próprio Heraldo, descreve os que aparecem na foto: em pé nos fundos, da esq para dir: 1º (? de calça branca) – 2º (?) – 3º (?) – 4º (?) – 5º ,com bigode, é meu pai Marcos Farias dos Santos – 6º é o Edésio – 7º (?) – 8º (?) – 9º (?) – 10º (último à direita, de braços cruzados) Humberto Cruz; As duas moças abaixadas, no centro são: Isabel Conceição de Alencar e Maria de Jesus Conceição Alcantara.
(Quem conhecer algum dos demais, pode ajudar nos comentários ou enviando os nomes para o e-mail  jolasil@gmail.com ).
Esta foto rara, tirada nos anos 50, nos foi compartilhada, via e-mail,  pelo amigo Heraldo Amoras, filho da querida professora Maria Helena Amoras dos Santos - uma das pioneiras do magistério amapaense - e do também pioneiro, Marcos Farias dos Santos.
No registro fotográfico alunos e alunas do Colegio Amapaense - do 2ºsemestre de 1952, postados em frente ao prédio do então Grupo Escolar Barão do Rio Branco, que serviu de sede inicial do referido estabelecimento, conforme o resumo histórico abaixo:
Síntese histórica - O Colégio Amapaense foi criado pelo primeiro governador do Amapá Janary Gentil Nunes, através do Decreto territorial nº 49, de 25 de janeiro de 1947. Recebeu inicialmente o nome de Ginásio Amapaense. Iniciou suas atividades em abril do mesmo ano, de forma condicional, até agosto, quando foi autorizado para funcionar pela Seccional do Ensino Secundário do então Ministério de Educação e Saúde, sediada em Belém (Pará), pela Portaria nº 367/47.
A matrícula inicial foi restrita à 1ª e 2ª séries ginasiais, tendo como sede o Grupo Escolar Barão do Rio Branco (Grupo Escolar de Macapá) em caráter temporário até a conclusão de seu prédio (primeiro bloco).
Em 12 de julho de 1950, o Ministério da Educação e Saúde expediu a Portaria nº 244, concedendo equiparação do Ginásio Amapaense, reconhecendo o ensino ministrado com validade para todo o país.
Em 25.01.1952, pelo decreto governamental nº 125/1952, o Ginásio Amapaense passou a se chamar Colégio Amapaense, recebendo alunos do antigo Curso Científico, que passou a receber a nomenclatura de Curso Colegial, correspondente atualmente ao Ensino Médio, funcionando em três turnos.
Em 13 de junho de 1952 passou a funcionar definitivamente em seu prédio próprio, na Av. Iracema Carvão Nunes com a Rua General Rondon, com apenas 9 salas de aula. (Texto: Edgar Rodrigues) Fonte: Governo do Amapá

4 comentários:

  1. As irmãs Maria Isabel e Maria Jesus Conceição são a segunda e a terceira agachadas (da esq. pra dir.)

    ResponderExcluir
  2. o de braços cruzados ao lado do rapaz de bigode é o Sérgio Arruda e ao lado dele é o Bibi

    ResponderExcluir
  3. o de braços cruzados ao lado do rapaz de bigode é o Sérgio Arruda e ao lado dele é o Bibi

    ResponderExcluir
  4. Na fileira de trás, após o Edésio, que era chefe-escoteiro, está o Fred (Frederico Bordalo); o último era o reservado Oswaldo. Na 2ª fileira, da esquerda para a direitqa, o 3°, uniformizado, é o Orlando Cavalcante (Landinho), falecido em MG; o 4º é o Herbert, falecido no CE; o 5° o extrovertido Reinaldo Cohen; o 6° Jorge Aristeu Costa, o “Sunt”, porque conjugava muito rápido o verbo ‘esse’ do Latim; o 7° é o Fernando Cavalcante, irmão do Landinho; o 8° parece-se muito com o Rubens Albuquerque; o 10° é o Reginaldo. Agachadas, à direita da Maria Isabel, está a Elza Guedes, e à esquerda da Maria de Jesus, está a Waldira Gonçalves Penafort, na época a mais jovem aluna do Colégio Amapaense.

    ResponderExcluir

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...