quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O Pioneiro Francisco Severo de Souza

(Foto: Reprodução de livro)
O pioneiro Francisco Severo de Souza, chegou a Macapá em 1944, estabelecendo uma casa comercial. Adquiriu um caminhão FORD-1929, o primeiro de Macapá, para fazer transporte do material de construção dos prédios de Macapá, o qual foi apelidado de “Chora”. Em 1945 adquiriu o primeiro ônibus para fazer a linha circular que foi apelidado de “Caixa de Cebola”. No mesmo ano comprou outro caminhão marca “Internacional”, iniciando a linha Macapá/Santana, apelidado de “Pau-de-Arara”. No ano de 1946 comprou um tanque para abastecer seus veículos, que se transformou no primeiro posto de gasolina, em 1947, trouxe um carro-tanque passando a abastecer os veículos do governo, da Prefeitura e de particulares. Em 1963 foi nomeado Revendedor dos veículos da Volkswagen para atender à ICOMI e, em agosto de 1973, passou a ser concessionário da Chevrolet. Hoje possui filiais em Belém e São Luís, administradas por seus filhos.
Sr. Francisco Severo de Souza - Seu Assis - faleceu na madrugada de sexta-feira para o sábado(19/05), no Hospital São Camilo, em Macapá-AP, aos 89 anos de idade. (Atualização em 20/05/2012)
(Informações prestadas pelo próprio Francisco Severo de Souza e publicadas no livro Personagens Ilustres do Amapá, Vol 1 – em 1997, do jornalista Coaracy Barbosa).

2 comentários:

  1. Tive o prazer de conhecer seu Severo, uma pessoa maravilhosa, tranquila, educada e divertida. Uma perda muito grande para todos que tiveram o prazer de conviver com ele.

    ResponderExcluir
  2. Choro a passagem do meu querido, pai, mãe, amigo, e o maior inclusor que conheci, transformava pessoas excluidas em profissionais eficientes e desejados por outras empresas, ele era como se fosse um SENAI, SESI, SENAC, SENAR, não tenho palavras para defini-lo, eu e meu irmão tivemos nossas vidas transformadas pela visão deste homem que antes de tudo era um ser humano extraordinario, agradeço a DEUS todos os dias por ter permitido Seu Severo em minha e outras vidas.Que DEUS o tenha em seu seio.claudio rodrigues de araujo

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...