quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Do Fundo do Baú! Um registro histórico de Pioneiros do Amapá

Este é um registro fotográfico raro e de uma importância histórica incomensurável!
Clique na imagem para visualizar em tamanho grande
Esta foto - rara - tirada nos primeiros anos da criação do ex-Território Federal do Amapá, é de uma importância histórica incomensurável, porque reune destacadas figuras de Pioneiros do Amapá que, como muitos outros, contribuiram para o crescimento daquele antigo Território, desmembrado do Pará em 13 de setembro de 1943.

Da esquerda p/direita identificamos: Ten. Pessoa (de roupa escura e de boina), o 2º é o Sr. Heitor de Azevedo Picanço (de mangas compridas), ex-Prefeito de Macapá; o 3º (não conseguimos identificar); o 4º é o Sr. Acésio Guedes (de pernas cruzadas); o 5º ao lado é o Sr. Cleveland de Sá Cavalcante; o 6º não reconhecemos e o 7º (em traje - escuro - de goleiro) é o desportista Aristeu Loureiro Aciole Ramos (irmão do  também desportista Avertino Ramos); o último à direita e o rapaz atrás, não conseguimos reconhecer.

Ela foi tirada na rua São José, em frente ao Elite Bar (do Sr. João Assis) que situava-se na confluência com a Av. Presidente Vargas, no canto da praça Veiga Cabral.
Pode-se observar no canto superior esquerdo da imagem uma ponta do telhado do Elite Bar e ao fundo, do lado direito, a fachada da Casa do Povo, um estabelecimento comercial da época, de propriedade do Sr. "Pitaíca" (Manuel Eudóxio Pereira). 

Esta foto foi uma importante contribuição do leitor João Cleveland Picanço, que se diz um amapaense saudoso, pois está residindo atualmente em Porto Velho - Rondônia.
Cleveland é o filho mais novo do casal Ubiracy de Azevedo Picanço e da professora Maria Cavalcante (ambos falecidos); é também sobrinho de Acésio Guedes, Heitor Picanço e neto do Sr. Cleveland de Sá Cavalcante(todos falecidos). A foto é de seu acervo particular. Pelo que agradecemos.
(Quem identificar um ou os demais integrantes da foto pode, por gentileza, enviar e-mail para jolasil@gmail.com ou deixar, se assim preferir, na caixinha de comentários.)

3 comentários:

  1. O nome de batismo do comerciante apelidado "Pitaica" era Manuel Eudóxio Pereira, um dos mais conhecidos membros da sociedade macapaense. Ainda residem em Macapá vários dos seus descendentes e parentes. Clodóvio Gomes Coelho, filho do Coronel José Serafim Gomes Coelho foi meu padrinho de batismo e não tinha residência em Macapá e sim em sua propriedade no Rio Morcego, na região das Ilhas do Pará. Quando ele vinha a Macapá ficava hospedado na casa do tio Jacy Jucá ou na casa dos meus pais.

    ResponderExcluir
  2. Sou neta de Acésio Guedes ,que teve um final de vida muito triste e sem justiça...se fosse hoje assassino não ficaria solto ...cujo acho essa história muito mal cobrada

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Jamile ..neta de Acésio ....meu avô foi assassinado injustamente e, o assassino mentiu...essa é minha opiniao

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...