terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Morre em Belém o médico e jornalista Leonai Garcia

(Foto: Reprodução)
Dr. Leonai Garcia
Do blog da Alcinéa:

Faleceu à noite desta segunda-feira(5) em Belém do Pará o médico, jornalista e escritor Leonai Garcia.
Leonai foi vítima de uma bactéria desconhecida, provavelmente a mesma que matou domingo a secretária de comunicação do Amapá, jornalista Jacinta  Rodrigues de Carvalho Gonçalves, e o jovem Cléber há menos de um mês, pois os sintomas são os mesmos: febre e dor no corpo evoluindo rapidamente para infecção generalizada.
No dia 31 de outubro, Leonai postou em seu blog que estava doente. “Estou com Dengue! Febre, calafrio e muito vômito”, informou. Foi o último post dele. Poucos dias depois seu estado agravou-se e ele foi internado na UTI do hospital São Camilo e de lá transferido para a UTI do Hospital Guadalupe, em Belém.
A bactéria atingiu de forma violenta primeiramente seu pulmão e depois o cérebro.
Leonai Garcia nasceu no Pará em 9 de maio de 1948. Em 1975 formou-se em Medicina e logo mudou-se para o Amapá onde constituiu família e se tornou um dos mais respeitados e conceituados pneumologistas. Amante do carnaval, Leonai foi presidente da Universidade de Samba Boêmios do Laguinho. Apaixonado por esportes, passou anos pesquisando a história do futebol amapaense e lançou ano passado o livro “Bola de Seringa”, fruto dessa pesquisa. Agora se preparava para lançar um livro sobre a história do carnaval amapaense.
Em 2009, quando Boêmios do Laguinho teve problemas nas alegorias e perdeu o carnaval, Leonai Garcia chorou na avenida.
Hoje todas as escolas de samba choram por ele
Leitor insaciável, homem culto, estudioso do Amapá,  escrevia artigos para jornais e apresentava um programa de rádio onde abordava questões relacionadas à saúde, política, carnaval e cultura.
Leonai se considerava um eterno aprendiz. Há poucos anos decidiu voltar para os bancos da faculdade e formou-se em jornalismo na faculdade Seama.
Como médico estava sempre atualizado. Nunca se acomodou, sempre fez questão de participar de congressos, seminários e cursos na sua área.
A morte de Leonai Garcia é uma grande perda para o Amapá – estado que adotou como sua terra, terra pela qual tinha uma grande paixão.
Que Deus lhe dê o descanço eterno e o conforto à família, por esta perda irreparável.

Atualização: O corpo do médico Leonai Garcia foi velado por todo dia desta quarta-feira(7) na sede da Sociedade Esportiva e Recreativa São José, no Laguinho, e seu sepultamento ocorreu às 17h,  no Cemitério N.S. da Conceição, no centro da cidade. (Volney Oliveira - via Facebook)
(Última atualização as 23h do dia 7/12/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...