quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Dona Irene Pinto Pereira

(Foto: Reprodução de livro)
A matriarca da família Pereira, Irene Souza Pinto, nasceu na localidade paraense de Furo Grande, Ilha do Marajó, no dia 18 de setembro de 1923, filha de Júlio Cesar Pinto e D. Valentina Neves de Sousa Pinto.
Irene, desde muito nova, aprendeu o que era enfrentar e vencer as dificuldades da vida. Aos seis meses perdeu os pais. Aos 15 anos ficou órfã juntamente com mais seis irmãos.
Foi naquela época que conheceu Otaciano Bento Pereira, morador da cidade de Mucuripe, no Pará. Com a morte dos pais de Irene, Otaciano resolveu marcar a data do casamento: 20 de julho de 1940. Nome de casada: Irene Pinto Pereira.
Em seguida vieram os filhos e a necessidade de colocá-los na escola. Foi quando o casal decidiu ir para Macapá. Irene enfrentou 15 gestações com 14 partos normais e somente um cesariano. Dessa união nasceram os filhos: Heleni, Haroldo, lnerine e Ana Delsa. Os demais  nasceram em Macapá: Luiz Alberto, José Arcângelo, Lília Ruth, Lúcia Tereza, Otaciano Júnior e Júlio Maria que faleceu bruscamente, abalando e ferindo duramente o casal. Era o ano de 1947, sendo o então prefeito de Macapá Jacy Barata Jucá, compadre de Otaciano que lhe ofereceu um terreno.
Otaciano madrugava em busca do trabalho enquanto Irene tomava conta da prole. Assim, os negócios foram aparecendo como a construção de 40 casas de madeira na Fazendinha, bar, sorveteria, açougue, peixaria, sapataria, comércio de secos e molhados, transporte fluvial, agricultura, o primeiro peg-pag da cidade, comércio em Santana, Betral, Jornal do Dia e Editora Gráfica O Dia S/A. No ramo automobilístico a expansão foi gigantesca. Finalmente surgiu o Grupo Orion Empreendimentos, representado atualmente por cinco marcas: Fiat, Nissan, Renault, Ford e Honda.
Após o falecimento de  Otaciano Pereira, Irene continuou uma conselheira sensata com filhos, netos e outros familiares.
Rodeada de nove filhos, 27 netos, 14 bisnetos e dezenas de afilhados, Irene tinha uma rotina de dar inveja. Fervorosa e temente a Deus, acordava cedo e logo iniciava suas orações.
Frequentava várias igrejas da capital, com destaque para a dos Capuchinhos e a Fundação Padre Pio. Não desgrudava do terço benzido pelo Papa e a qualquer hora do dia fazia suas orações. Vaidosa e sempre bem arrumada, gostava de ir pelas manhãs ou à tarde para o Jornal do Dia, onde também fazia suas preces. Uma boa conversa com filhos e familiares aos domingos à noite era uma de suas grandes felicidades.
Irene Pinto Pereira, faleceu dia 19 de dezembro de 2011, aos 88 anos,  no Hospital São Camilo, onde estava internada há quase um mês. O velório aconteceu no Plenário da Assembleia Legislativa do Amapá.
Seu sepultamento ocorreu às 16 horas, da terça-feira 20, no cemitério de Nossa Senhora da Conceição, no centro de Macapá.

Um comentário:

  1. Dona Irene, voz mansa e um sorriso largo, aos meus olhos uma super matriarca, que até aqueles q estavam na redação - e recebiam os respingos da água benta que ela rotineiramente despejava na redação - se sentiam filhos...

    ResponderExcluir

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...