quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A Pioneira Alice Gorda - a eterna rainha moma do carnaval amapaense

(Foto: Reprodução de vídeo/Documentário "Batalhas de Confete")
Maria de Lourdes Guedes de Azevedo - a "Alice Gorda" - nasceu em Belém-PA, no dia 8 de março de 1934. Passou a infância e a juventude na casa dos pais, à Rua Veiga Cabral, número 114, na cidade velha. Seu primeiro emprego foi na Sorveteria “Flor de Lis”, na esquina da Rua Padre Eutíquio com a Avenida Almirante Tamandaré. Em meados do ano de 1959, passou a trabalhar com o senhor Orlando Ventura em dois estabelecimentos comerciais que ele possuía na cidade de Belém: o Hotel Coelho (que depois recebeu o nome de Vanja Hotel) e o Hotel Regina. Nesta ocasião foi designada para vir a Macapá, a serviço, porque o senhor Orlando Ventura havia arrendado o Macapá Hotel. Alice era chefe de cozinha e uma espécie de subgerente. Deveria passar três meses, mas permaneceu para sempre. Não vamos falar da Alice comerciante, desportista ou carnavalesca e sim da brava cidadã que tinha uma vontade imensa de ser escritora. O destino não lhe favoreceu nesta pretensão. Os estudos tiveram que ser interrompido porque o pai retirou-se do lar, deixando dona Felícia Silva Azevedo, sua genitora, com a missão de  desdobra-se para sustentar a família. Alice precisou trabalhar para ajudar sua mãe e por isso não avançou nos estudos.
O valor do consistente curso primário que a Alice frequentou foi fundamental na vida da rainha moma. Escrevia bem, conhecia os meandros da gramática e as quatro operações fundamentais da matemática. Ela nunca temeu a morte. Sabia que todos os seres vivos fatalmente acabarão em seus braços.                        
Sofrendo de diabetes, com o peso acima do normal e convivendo com um câncer, Alice Azevedo tinha consciência de que seu desenlace poderia ocorrer a qualquer momento.
Maria de Lourdes Guedes de Azevedo, faleceu em Macapá no dia 2 de abril de 2005.

Fonte: blog Arambaé do históriador Nilson Montoril

Um comentário:

  1. Olá
    Boa tarde
    Me chamo Priscila e sou bisneta da eterna rainha alice gorda.
    Venho aqui informar que o nome dela não é Alice, esse somente era como ela ficou conhecida no mundo carnavalesco, seu nome é Maria de Lourdes Guedes de Azevedo, poucos a conhecem por esse nome.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...