terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Tenente Irineu: Um Pioneiro Ilustre!

(Foto: Reprodução de arquivo)
Irineu da Gama Paes, nasceu  em 21 de junho de 1910, no Município de Pedras de Fogo, na Paraíba. Chegou ao Amapá em 1944, e ingressou no Quadro de Funcionários do antigo Território do Amapá no dia 15 de julho de 1944, na função de Professor de Práticas Educativas, no Grupo Escolar Barão do Rio Branco. Merece que se resgate a sua memória porque foi um dos pioneiros do Amapá que se dedicaram à educação física e moral dos jovens amapaenses e, na sua larga folha de serviços, destacam-se: participação no planejamento e ativação do setor de educação física, esporte e recreação da Divisão de Educação; organizou a Associação dos Professores de Educação Física do Amapá; atuou na função de professor dessa matéria nos estabelecimentos escolares Barão do Rio Branco, Alexandre Vaz Tavares, Colégio Amapaense, Ginásio de Macapá; fez parte da Comissão de Organização dos festejos de 7 de Setembro, Dia da Pátria e 13 de setembro, Dia do Território do Amapá (de 1946 a 1980); preparou fisicamente os atletas que participaram das seleções de futebol e natação do Amapá durante os anos de 1948 a 1958. Sua formação militar, Primeiro-Tenente-PM, exigia disciplina, respeito e amor à pátria. Percorria todos os estabelecimentos públicos para ver se a bandeira brasileira estava hasteada corretamente e participava das aulas de Educação Moral e Cívica nas principais escolas, ensinando os alunos a cantar o Hino Nacional Brasileiro e o Hino à Bandeira. Participou de dezenas de Cursos de Aperfeiçoamento, administrados por técnicos de renome, contratados pelo governo para melhorar o desempenho dos servidores. Foi agraciado com o título de Cidadão de Macapá por decisão da Câmara de Vereadores de Macapá, além de Medalhas de Honra ao Mérito da Escola Alexandre Vaz Tavares, da Associação dos Professores do Amapá e do Ginásio Amapaense. Aposentou-se em 20 de julho de 1980, viajando para o Rio de janeiro, onde fixou residência, mas não esqueceu o Amapá e todos os anos era saudado no palanque oficial durante os desfiles de 7 e 13 de setembro, em posição de sentido, ou lagrimando quando era cumprimentado por seus ex-alunos. Tenente lrineu, acometido de pneumonia lombar, veio a falecer no dia 30 de setembro de 1987, aos 77 anos, deixando enlutado o Território do Amapá e seu único filho, que o acompanhou nos seus últimos momentos. Ten. Irineu é, reconhecidamente, um Pioneiro Ilustre do Amapá.
Fonte: Livro Personagens Ilustres do Amapá vol. 1 – de Coaracy Sobreira Barbosa – edição 1997.

4 comentários:

  1. EM 21/06/2012 SE ESTIVESSE VIVO FARIA 102 ANOS

    ResponderExcluir
  2. COMO GOSTARIA QUE O SENHOR ESTIVESSE VIVO PARA LHE DAR OS PARABÉNS PELOS SEUS 102 ANOS . EM 21/06/2012

    ResponderExcluir
  3. Lázaro, sempre omites meu nome como co-autor do livro Personagens Ilustres do Amapá, volume 1. Os dados biográficos que transcrevestes para teu blog é de minha autoria, contidos às páginas 139 e 140 da edição de agosto de 1997. O Coaracy Barbosa me disse, que a omissão do meu nome na capa do livro foi uma imposição feita pelo João Capiberibe, então governador do Amapá. Nos contextos originais da edição o nome do Capiberibe não constava.Passou a existir depois da inclusão e autorização para que a Imprensa Oficial imprimisse a obra. Mesmo assim, o reconhecimento do Coaracy está patente na página de agradecimentos.Porém, os comentários do Hélio Pennafort a respeito do meu trabalho só foram publicados nas páginas 275 e 276, as duas últimas da obra.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...