sábado, 8 de setembro de 2012

Memória histórica dos 7 de setembro, em Macapá

Estas fotos foram postadas no álbum Bela Macapá, no Facebook, pela amiga Tânia Pessoa.
Presume-se que a data desta primeira, seja início dos anos 60, ou final dos 50.
Entre as autoridades no palanque oficial estão Dom Aristídes Piróvano e Dr. João Teles.
Nota do Editor: Pela copa das árvores que aparecem ao  fundo da imagem, vemos que o local não é a Av. FAB, como muitos estão supondo, pela simples presença do palanque de madeira. Antes da Av. FAB, em frente ao Barão, e depois para a Praça da Bandeira, os desfiles cívicos e militares, eram efetuados na Av. Iracema Carvão Nunes, no perímetro localizado entre as ruas São José e Cândido Mendes, na artéria que separa as alas da Praça Barão do Rio Branco, e termina no portão por trás da residência governamental (que tem frente para o rio Amazonas).
Nesta segunda foto temos a Guarda de Honra à Bandeira Nacional, comandada pelo Tenente Pessoa, em um desfile dos reservistas do Tiro de Guerra 130, nos primeiros anos do Território Federal do Amapá.
Esta terceira foto apresenta um desfile dos reservistas do Tiro de Guerra 130, em uma parada militar de 7 de setembro, sob o comando do Tenente José Alves Pessoa, no primeiro aeroporto de Macapá, que funcionou no centro da cidade, onde está hoje a Av. FAB.
É o registro raro da memória histórica do 7 de setembro, no antigo Território Federal do Amapá.
(Atualizado em 10/09/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA MACAPÁ ANTIGA – TEÓFILO MOREIRA DE SOUZA - UM PIONEIRO DE RAIZ

Nosso biografado de hoje é pioneiro de raiz de Macapá. Cidadão simples, pobre, humilde, mas com valores que o faziam um homem correto, respe...