sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Baú de Memórias de Mário Quirino

           A presente relíquia histórica, pertence ao acervo fotográfico organizado pelo saudoso professor Mário Quirino da Silva.
Esta foto sem data, que pode ser do final do anos 50, foi uma lembrança de Pauxy Gentil Nunes, ao seu "amigo e companheiro Quirino".
Pauxy Nunes governou o Território Federal do Amapá, de 12/02/1958 a 02/03/1961.
O registro foi efetuado em frente ao Elite Bar - o bar do Sr. João Assis - que situava-se na esquina da Av. Presidente Vargas com a rua São José, no canto da Praça Veiga Cabral.
A partir da esquerda, em pé: Sr Amadeu Gama(que por sua altura era conhecido na cidade como Belisca Lua); 2º Queiroga (do Departamento de Trânsito (os tres seguintes, que estão de branco, não foram reconhecidos); o 6º é o Sr. Newton Cardoso; o 7º Sr. Alamiro Rodrigues de Souza; 8º e 9º desconhecidos; 10º Pauxy Nunes (de gravata); 11º Sr. José Porpino; os dois da direita não foram identificados.
Dos três agachados consequimos identificar o do meio que é o Sr. Paulo Torres e o da direita o profº Mário Quirino da Silva.

(Quem conhecer os não identificados, pode nos ajudar a completar a legenda, informando por e-mail - jolasil@gmail,com - ou deixando registrado nos comentários)

          O acervo e a biografia do ilustre mestre, fazem parte de um projeto da família, de lançar um livro de memórias e um DVD, com fotos inéditas, onde será contada a história intelectual e pública  de importantes fases da vida de Mário Quirino da Silva, como filho, pai, educador e trabalhador público. Mário Quirino, era um homem reservado, organizado, de muita responsabilidade e muito respeito.
          Por uma especial deferência da profª Delzuith Façanha da Silva, esposa, e dos filhos Délrio, Sérgio e Márcio José – nossos amigos de longas datas -  estamos tendo a oportunidade de um primeiro contato, com o maravilhoso trabalho desse ilustre pioneiro, que dedicou uma vida inteira à Educação, à Cultura e à Comunicação do Amapá.
       Mais de 160 peças - fotos e documentos – estão sendo, minuciosamente analizadas no laboratório da editora responsável pelo lançamento da obra.
          A editoria do Porta-Retrato, recebeu uma cópia completa do citado material e se dispõe a colaborar da melhor forma, para a execução deste propósito, sem dúvida, de grande importância para a memória cultural e histórica do Amapá.

3 comentários:

  1. Excelente iniciativa, sou professor de História da Escola Estadual Mário Quirino da Silva e gostaria que nossa escola fosse contactada para se possível ajudar nesse projeto.

    ResponderExcluir
  2. SOU MUITO GRATO AO AMAPÁ. SOU O DÉLRIO E GRAÇAS AO ESTUDO QUE ADQUIRI NO AMAPÁ CONSEGUI ME TORNAR MÉDICO E ME ESPECIALIZAR EM UMA DAS MAIORES UNIVERSIDADES FEDERAIS DO PÁIS (UNIFESP)E ESTUDAR EM PARIS POR 3 ANOS. MEU FILHO THIERRY, NETO DO MÁRIO QUIRINO, ESTUDA ATUALMENTE NUMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DA EUROPA: A SORBONNE, EM PARIS. OBRIGADO AO AMAPÁ!!

    ResponderExcluir
  3. TIVE A CHANCE DE SER MUITO BEM EDUCADO PELO SISTEMA FRANCÊS NA CIDADE DE SÃO PAULO, GRAÇAS ÀS OPORTUNIDADES QUE MEU PAI DÉLRIO SOUBE EXPLORAR AO MÁXIMO. HOJE, AOS 21 ANOS, ESTOU ME FORMANDO EM FILOSOFIA NUMA EXCELENTE UNIVERSIDADE, REPLETA DE MESTRES TRADICIONAIS, QUE CARREGAM CONSIGO CONHECIMENTOS MILENARES!! OBRIGADO VÔ, PAPAI E AO AMAPÁ!!

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA MACAPÁ ANTIGA – TEÓFILO MOREIRA DE SOUZA - UM PIONEIRO DE RAIZ

Nosso biografado de hoje é pioneiro de raiz de Macapá. Cidadão simples, pobre, humilde, mas com valores que o faziam um homem correto, respe...