quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O Pioneiro Wilson de Souza Costa

(Foto: Reprodução / Tribuna Amapaense)
O carioca Wilson de Souza Costa, 68 anos, formou-se em Eletricidade pela Escola Técnica Federal do Rio de Janeiro. Foi para o Amapá com 21 anos, em 1965, por ter passado num concurso para ser estagiário da ICOMI. Na época, embora ele estivesse seguindo a carreira militar e ter grandes chances de conseguir um emprego na Petrobrás no Rio de Janeiro, preferiu atender ao chamado da empresa e morar na Amazônia.
Wilson nunca teve preconceito com o Amapá, embora suas primeiras impressões sobre o Estado não terem sido positivas. Logo quando chegou, Wilson e seus amigos observaram que no aeroporto de Macapá havia um casebre de madeira; eles pegaram uma Kombi e seguiram primeiramente em direção à Santana. O percurso todo da viagem era de mato, com nenhuma casa por perto. Mas, quando chegaram à Vila Amazonas (em Santana) parecia outro país. A ICOMI quando veio ao Amapá montou toda a infraestrutura necessária.
No ano seguinte, Wilson foi contratado para ser funcionário do setor de eletricidade da empresa. Trabalhou durante oito anos em Serra do Navio, e depois, foi para Santana, onde permaneceu até 1995, ano que a ICOMI começava a encerrar as suas atividades.
Wilson é casado há 47 anos com Mary Salgado, com quem teve os seguintes filhos: Wilson Júnior (Policial Militar), Prisylla (administradora), Pietrina (administradora), e Pâmela (professora universitária).
Atualmente, Wilson presta serviços em manutenção de sistemas - que inclui parte elétrica, eletrônica e mecânica -, para pequenas indústrias, e não pensa em parar de trabalhar.
Wilson Costa continua residindo com a família, no centro de Macapá, em sua casa na Presidente Vargas, onde já mora há muitos anos.
Wilson Costa - um Pioneiro de muitos méritos!
Fonte: Jornal Tribuna Amapaense (on line)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...