terça-feira, 7 de maio de 2013

Biló, um dos maiores craques do futebol amapaense


"BENEDITO TAVARES, o Biló, (...) era um meia-atacante alto, forte,  passadas largas e elegantes, controle de bola acima da média e dois pés certeiros, cada um com uma fita métrica; jogava um futebol tão vistoso e eficiente que encantou uma lenda chamada Gentil Cardoso passando uma temporada no Paysandu, de Belém do Pará; Gentil  não sossegou enquanto não levou Biló para jogar no bicolor paraense, onde brilhou intensamente. Amapaense, filho de José Tavares (falecido), patriarca de uma Família que deu atletas brilhantes ao Amapá - Jangito, Faustino e o primo Praxedes, Biló, funcionário aposentado do INSS, saúde debilitada, hoje com 71 anos de idade, vive em São Paulo. Ele foi campeão Amapaense pelo Juventus e deu os primeiros passos no futebol na Casa dos Padres, no campinho da Matriz. Jogava basquetebol, voleibol e futebol de salão com igual desenvoltura. Em Belém, quando os torcedores do Paysandu sabem que somos do Amapá, perguntam logo pelo diamante negro que brilhou com a camiseta do Papão da Curuzu no comecinho da década de 70." (João Silva)
O cronista João Silva considera o grande craque Biló, ao lado de Lelé e Palito, os três maiores jogadores que viu jogar ao longo de cinco décadas -50,60,70, 80 e 90. 

Texto reproduzido do blog do João Silva, devidamente  adaptado para o "Porta-Retrato".

Um comentário:

  1. Concordo, amigo Lázaro. Mas temos outros nomes que se encaixam nessa seara de craques, como: Antonio Trevizani, Perereca, Dente-de-cão, Enildo, Percival e tantos outros craques. Hoje é só lembrança, pois o futebol mudou muito.

    ResponderExcluir

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...