quarta-feira, 1 de maio de 2013

Diniz Botelho Filho - O Autor do Logotipo da antiga Teleamapá

(Foto: Reprodução / blog do Diniz)
Desenhista Macapaense
O desenhista macapaense DINIZ HENRIQUE FERREIRA BOTELHO FILHO foi o vencedor do "Concurso para Criação de Marca-mbolo da TELEAMAPÃ (logotipo)", realizado no dia 05 de maio de 1974, na cidade de Macapá.
"Não havia conhecimento do autor dos trabalhos, os nomes estavam em um envelope separado. Em linhas gerais, deveria não ter verso e inverso - isto é, visto pela frente seria igual ao visto por trás; de preferência estilizar uma letra; uma figura do mundo telefônico; uma cor."
(Imagem: Reprodução/blog do Diniz)
Logotipo da TELEAMAPÁ
Concorreram 35 (trinta e cinco) candidatos, cabendo a decisão de escolha do 1º colocado a uma Comissão composta do Presidente da TELEAMAPÁ - Dr. Victor Hugo Geth Brito, jornalista Antônio Corrêa Neto, Engenheiros Airton Almeida e Hercílio Mescouto, Carlos Nilson - professor de Desenho e a professora de Artes Niná Nakanishi.
Vencedor do concurso, DINIZ recebeu como prêmio, a quantia de Cr$-l.OOO,OO (hum mil cruzeiros). Transformada em moeda de hoje valeria pouco menos de 30 centavos de Real.
Diniz, que já passou dos cinquenta, reside hoje em Belém do Pará.

Evolução Histórica - "Em 1998, o Ministério das Comunicações decidiu dividir a Telebrás em doze companhias: três holdings das concessionárias regionais de telefonia fixa, uma holding da operadora de longa distância e oito holdings das concessionárias da telefonia móvel Banda A. A maior delas era Tele Norte Leste S.A., transformada em Telemar em abril de 1999. O nome TELEMAR vem de TELE(Telefonia - O serviço que a empresa presta) e MAR(A região no qual a operadora atua, que é o litoral sudeste, nordeste e norte do Brasil).
A Telemar absorveu assim, indiretamente, as antigas empresas de telefonia fixa dos estados em que opera: a TELERJ, a TELEMIG, a TELEST, a TELERGIPE, a TELASA, a TELPE, a TELPA, a TELERN, a TELECEARÁ, a TELEPISA, a TELMA, a TELEPARÁ, a TELAMAZON, a TELEAMAPÁ, a TELEIMA e a TELEBAHIA. A última deu origem a Telemar.
Em 2007 a mesma passou a adotar a marca Oi, assim como a sua empresa de telefonia celular, mas muitos ainda costumam a se referir à empresa como Telemar e Brasil Telecom.
Em 2009 a mesma comprou a operadora de telefonia fixa e móvel BRASIL TELECOM, e sendo assim passou a operar com telefonia fixa em todos os Estados do Brasil exceto São Paulo."(Wikipédia)

2 comentários:

  1. Gostaria de receber fotos antigas dos funcionários em especial do Meu pai Manoel Braga Brazao que hoje encontra-se na Glória

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...