segunda-feira, 20 de maio de 2013

Ele também passou pelo Amapá: O Mágico Tabajara

(Foto: Reprodução / Facebook)
Tabajara Duarte da Silva, é natural de Belém do Pará. 
O mágico viajou por doze países e fala fluentemente Francês e Espanhol. Serviu no exército Peruano como 1º Sargento.
Circense, Tabajara trabalhou nos melhores circos. Atuou como domador, trapezista, acrobata, malabarista, equilibrista, palhaço e ainda no globo da morte.
(Foto: Reprodução/ Goggle images)
Se apresentou no programa da Xuxa...
Tabajara e Neci, no  Programa Silvio Santos, ele como Mágico Tabajara.
...e também ganhou dois prêmios máximos no programa do Silvio Santos no “Cidade Contra Cidade” e  no Programa do Gugu, além de dois prêmios internacionais como mágico em Amsterdam, na Holanda , e em Paris.
Tabajara Duarte da Silva, chegou em Macapá em 1972, empresariando o Circo Norte Africano, um dos primeiros a aparecer por lá.
Tabajara gostou da cidade de Macapá e resolveu fixar residência com esposa e filhos; vivia de fazer Shows em eventos na cidade, inclusive na residência do Governador Ivanhoé Martins.
Como foi ficando muito conhecido foram esgotando os shows, ai foi ser  locutor na Rádio Difusora, onde tinha um programa chamado VIAGEM MUSICAL COM O MÁGICO TABAJARA.
Nesse meio tempo, em 1974, chegou o material pra ser instalada a TV AMAPÁ. Como o Dr. Phelipe Daou conhecia os familiares de Tabajara, desde Rio Branco, no Ácre, o mesmo o convidou para que fizesse parte do núcleo da TV AMAPÁ, o que pra ele era uma honra. Tabajara ajudou nas primeiras transmissões dos programas. Atuou na emissora como técnico e apresentador. Tinha uma das primeiras novelas da TV Globo  chamada SARAMANDAIA, que era enviada em fitas VHS, que ele mesmo tinha que ir ao aeroporto buscá-las. 
Com o passar do tempo ele conseguiu o aval do Dr. Phelipe e passou a apresentar um programa local com palhaço...
Palhaço Carrapicho e sua ajudante Neci, no tempo do programa TABAJARA FAMÍLIA SHOW 
... e brincadeiras para as crianças amapaenses, intitulado Tabajara Família Show.
Tabajara Duarte da Silva, mágico profissional há mais de 30 anos, hoje com 74 anos de idade, está domiciliado em Campo Grande/Mato Grosso do Sul, onde atua no ramo de entretenimento desde 1986, casado, com 5 filhos, 8 netos e 4 bisnetos.

Fonte: Informações do site Notícias MS, da filha Araguacy e da rede Facebook.
Fotos: Reproduções / arquivo pessoal de  Tabajara Duarte - compartilhado com o blog Porta-Retrato, por Araguacy Garcia, filha do artista.

Um comentário:

  1. Tive a honra de, nos primeiros tempos da TV Amapá, fazer a parte musical com o Tabajara. Nossa banda (que depois foi substituída pelos Setentrionais) acompanhava os cantores e apresentava números musicais próprios.
    Abços, Cléo Araújo.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...