quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O "BRASA TRIO' teve vida efêmera.

O registro fotográfico de hoje, é uma raridade histórica que o amigo Cléo  Araújo escaneou de uma revista ICOMI-NOTÍCIAS, da década de 60. Depois de restaurá-la, compartilhou em seu Facebook.
São imagens do "Brasa Trio", formado pelos integrantes do Conjunto "Os Cometas" - Aimoré, Walfredo e Sebastião Mont'Alverne.
Para saber mais, recorremos ao amigo Aimoré Nunes Batista, em Fortaleza-CE, que nos conta, com riqueza de detalhes, a história dessa formação:
"Amigo João Lázaro, inspirados em trios que faziam sucesso na década de '60, como Trio Nagô, Trio Irakitan e outros mais e, para preencher o vazio que ficava no intervalo dos bailes que os Cometas tocavam, do qual fazíamos parte, criamos o "Brasa Trio", com um curto repertório de 12 músicas. Suficientes para 40 minutos de apresentação. Nós nos apresentamos, além de Macapá, em Serra do Navio, em Santana (Icomi) e em alguns eventos festivos e religiosos. A duração do "Brasa Trio" foi curta, pouco mais de 3 anos. Eu tive que me transferir de mudança para o Rio de Janeiro e, sem que houvesse interesse dos outros 2 parceiros em encontrar um substituto, o "Brasa Trio" encerrou as suas atividades. Esta formação era composta pelo Walfredo Moura (vocalista), Sebastião Mont'Alverne (vocalista e violonista) e Eu, Aimoré Batista (vocalista e violonista). Quanto aos arranjos e escolha do repertório havia a participação dos 3 componentes em comum. 
Um grande abraço, AIMORÉ BATISTA, http://aimorebatista.blogspot.com"

(Via Facebook)
Referências históricas
TRIO IRAKITANO Trio Irakitan é um conjunto vocal e instrumental, criado em 1950 por Edson Reis de França, o Edinho (violão), Paulo Gilvan Duarte Bezerril (conhecido no meio artístico como Paulo Gilvan - afochê), e por João Manoel de Araújo Costa Neto, o Joãozinho(tantã). Destes, apenas Paulo Gilvan ficou até os dias atuais, ainda atuando com este grupo no eixo Rio-São Paulo.
Com o falecimento de Edson Reis de França, o Edinho, em 1965, Antonio Santos Cunha, o Tony, foi convidado para ingressar no trio. Tony, nascido no Ceará em 1936, estreou no trio com o disco "A volta", lançado em 1967 pela Odeon, onde interpretaram boleros como "Ébrio de amor" e "Malagueña". Em 1968, gravaram um compacto duplo com as canções "Quando sai de Cuba", "Embolada da mentira", "Vida bacana" e "Pega a voga cabeludo", esta última, composição do tropicalista Gilberto Gil..1 2
O primeiro nome dado ao trio foi Trio Muirakitan, escolhido por Luís da Câmara Cascudo, que significa pedra verde em tupi-guarani. Como na época já havia um trio com o mesmo nome, Câmara Cascudo resolveu criar um neologismo, rebatizando o grupo de Trio Irakitan, que, segundo Paulo Gilvan, significa mel verde, ou, numa linguagem poética, doce esperança. (Wikipédia)
Ouça o Trio Irakitan
TRIO NAGÔ - O Trio Nagô foi criado na cidade de Fortaleza, CE em 1950 sendo integrado por Evaldo Gouvêia, compositor, cantor e violonista nascido em Iguatu, CE, em 8/8/1930; pelo cantor e violonista Mário Alves, nascido em 1914, e pelo vocalista e tocador de atabaque Epaminondas de Souza, os dois, naturais da cidade de Fortaleza, CE. Epaminondas de Souza faleceu de infarte no Rio de Janeiro, em 27/10/2004. (Dicionário Cravo Albin)
(Saiba mais)
Ouça o Trio Nagô

Um comentário:

  1. Valeu, amigo Lázaro. É sempre um imenso prazer colaborar com esse renomado blog, em prol da cultura brasileira. Vida longa aos membros do "Brasa Trio".
    Abços, Cléo Araújo.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DO MOVIMENTO ESCOTEIRO DO AMAPÁ

Nos primeiros anos do Território Federal do Amapá , os tradicionais desfiles cívicos eram realizados na Praça Barão do Rio Branco , um dos ...