terça-feira, 8 de outubro de 2013

Chefes Escoteiros e Primeiros Pioneiros do escotismo amapense

Estive recentemente em Macapá em busca de material fotográfico para publicarmos aqui no blog Porta-Retrato. E uma das metas, era conseguir fotos do movimento escoteiro do Amapá, mais especificamente do Grupo de Escoteiros Veiga Cabral, que foi o primeiro grupo escoteiro de Macapá, fundado pelo primeiro governador Janary Gentil Nunes. Em visita a atual direção do Grupo, recebi a informação que o único material disponível está em painéis nas paredes da sede, no bairro do Laguinho. Para não perder a oportunidade, tentei obter, com ajuda do meu parceiro Édi Prado, fotos dos respectivos painéis, que acabaram não apresentando uma qualidade satisfatória para a nossa publicação. Mas esperamos obter,  junto a outros amigos da cidade, os originais dessas fotos pra, aí sim, podermos trazer com nitidez e compartilhar como todos os nossos leitores. (João Lázaro - Editor do Porta-Retrato)

Entre as raridades, encontramos esta foto de Chefes Escoteiros e dos primeiros pioneiros do Território Federal do Amapá, em frente a uma barraca.

Os quatro chefes que estão em pé, a partir da esquerda são: Raimundo Rodrigues da Silva(Chefe Façanha/Troca de Escoteiros do mar Marcílio Dias), Chefe Raimundo Barata(Tropa Veiga Cabral), Chefe Expedito Cunha Ferro (91-Tropa São Jorge) e Chefe Clodoaldo Carvalho do Nascimento(Tropa Veiga Cabral).
Agachados: Cinco dos integrantes do Clã de Pioneiros do escotismo amapaense são eles José Vidal Picanço, Benedito Alves de Sá, Manoel (Mimim), João Gualberto da Silva Tavares e Luciano Pantoja.

( Post republicado com correções e atualizações, baseadas em informações obtidas no blog do historiador Nilson Montoril de Araújo )
(Última atualização em 08.10.2013)

Um comentário:

  1. Édi Prado - Jornalista- Muitos que foram escoteiros devem ter essas recordações que podem ser compartilhadas como parte da história de vida, que precisa ser documentada. Basta escanear a foto e ficar com a original e de quebra ainda ganha um DVD com as fotos. Tenho os equipamentos para escanear. Quem quiser contribuir, basta ligar para Édi Prado (Lia) que irei até onde você está: 96-9974-0465 ou 8109-0107. Grato.

    ResponderExcluir