sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Time de Pelada: Birita Esporte Clube

Pelada é aquele joguinho sábado de tarde, entre amigos, com muito balão e furadas de bola: a pelada é a verdadeira paixão nacional. De tão importante para a vida brasileira, a palavra pelada como sinônimo de partida ruim ou amadora de futebol não tem apenas uma origem, explica o professor de Português Ari Riboldi. No mínimo, três versões disputam a primazia:
1) Viria da palavra pé, já que, no futebol de rua, todos metem o pé descalço na bola, correm atrás dela sem respeitar as regras, sem juiz, sem uniformes.
2) O termo poderia ser originado do verbo pelar, pois houve um tempo em que se jogava esse futebol informal e de rua com bolas de borracha que, atiradas com força, literalmente pelavam os pés ou, ao menos, deixavam marcas vermelhas na pele.
3) Outra origem poderia ter vindo dos campos carecas em que se joga na maioria das vezes. Enquanto os campos dos profissionais são belos tapetes de pura grama bem cortada e bem cuidada, nas peladas de rua e de várzea as canchas têm, no todo ou em parte, pura terra - são peladas.
O aspecto etimológico da palavra tampouco dá grandes certezas. Pelada pode ter vindo da palavra latina "pila", que significava bola. Daí teria surgido pelota, termo espanhol, encampado pelo português como sinônimo de bola de futebol. (Portal Terra)
Em Macapá, entre outras existentes na cidade, a pelada tradicional é praticada no bairro do Trem, mais precisamente na Praça Nossa Senhora da Conceição. Trata-se da pelada entre Casados e Solteiros, realizada todas as segundas feiras ao final da tarde.
Mas, lá mesmo na Praça da Conceição, nos anos 80, foi criado o "Birita Esporte Clube", um  time de pelada, que participou de um torneio de veteranos.

Na foto acima temos um registro fotográfico raro, do time de biriteiros cujos atletas são, em pé: Pedro Sabe Tudo (técnico), Paulo Rodolfo, Santos, Edésio Lobato, Palito, Mario Oliveira (Rei da Roupa), Zé Maria (da Cruzeiro do Sul).
Agachados: Adail Lobato, Ribamar Pessoa, Lelé, Setenta, Guilherme e Avertino Ramos.
Ao fundo a Escola Estadual Irmã Santina Rioli.
Informações do atleta Ribamar Pessoa que conclui dizendo que "essa equipe foi patrocinada pelo Amujacy Alencar (Bar Gato Azul); fomos vice-campeões."

Um comentário:

  1. Meu caro João Lazaro, o tio Dahyl Lobato faleceu em 09 de julho de 2012 e o irmão dele o Ailson Lobato faleceu em 14 de julho deste ano. Duas referências. Abraços.
    Sanderley Lobato

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...