sexta-feira, 2 de maio de 2014

Foto Memória de Santana: O surgimento da Vila Amazonas

Clique na imagem para ampliá-la
A construção da Vila Amazonas teve início no ano de 1957 e concluída em 1962.
A responsabilidade do projeto de arquitetura e urbanização coube ao arquiteto Osvaldo Arthur Bratke (1907-1997), especialmente encomendado pelo Grupo CAEMI (Companhia Associada de Empresas em Mineração).
A firma contratada para executar este projeto foi a Sociedade de Engenharia Mello Mattos & Amaral Ltda (de propriedade do Engenheiro Civil paulista Luís Mello Mattos).
Para quem não sabe, a Vila Amazonas é um projeto arquitetônico totalmente elaborado por técnicos brasileiros, implantando um novo padrão de arquitetura e construção que foi imitado por vários profissionais da área, inaugurando um novo projeto arquitetônico na região, adaptado ao clima equatorial.
Com a implantação da Indústria e Comércio de Minérios Ltda (ICOMI) no então Território Federal do Amapá – a partir da década de 1940 –, surge a necessidade de mão-de-obra especializada para atuar na Companhia. Devido à carência, foi preciso buscar esses profissionais em outros Estados. O objetivo inicial: treinar a mão-de-obra local. Mas a prática provou a inviabilidade do projeto.
A Vila Amazonas surgiu exatamente dessa necessidade de abrigar esses profissionais da melhor maneira possível.
A vila dividia-se em Primária (Vila Operária); Intermediária (profissionais classificados dentro da própria empresa) e o Staff(foto) (restrito somente a profissionais liberais que iam exercer elevados cargos na administração da Companhia).
Em consequência do surgimento da Vila Amazonas, as demais áreas do recém-nascido distrito de Santana, iniciaram um processo de crescimento desordenado.
Por causa disso, houve uma necessidade de manter uma integração entre as vilas Amazonas e Maia para que não acontecesse a ação de diferenças na expansão do atual município de Santana, ou seja, um balanço igualitário no quadro social da questão, sendo que na época a economia do pequeno distrito portuário girava em torno das atividades da ICOMI.
(Texto de Emanoel Jordânio - Editor do blog Memorial Santanense)
Adaptado para o Porta-Retrato
Publicado originalmente em 20 de novembro de 2009 sob o título 

Última atualização em 30/09/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...