quinta-feira, 15 de maio de 2014

Pioneiros: FAMÍLIA SAVARD REMEDIOS NO AMAPÁ






O Pioneiro  Henrique Ferdinando Savard Remedios, nasceu em Shanghai, China em 13.5.1908. 
Foi auditor em várias empresas na China, em São Paulo e na ICOMI - Ind. e Com. de Minérios, em Santana/AP.  Depois de aposentar-se, em 1968, morou uns anos em Portugal  excursionando por alguns países da Europa antes de retornar ao Brasil. Em nosso pais lecionou inglês e escreveu vários manuscritos de livros de poesia e prosa que não chegou a publicar (todos em inglês).
Faleceu em Natal, RN, em 23.2.1989, com quase 81 anos de idade.





A esposa dele, Dona  Etelvira Olivia Maria Vieira Ribeiro Savard Remedios, nasceu em Hong Kong em 09.08.1913, na época, Colônia da Coroa Britânica (atualmente voltou a pertencer a China). Trabalhou como nutricionista na Escola Americana de São Paulo. 
Foto de 1958 - A partir da esquerda: na frente da Escola Americana da ICOMI, em Santana, a aluna Susan Jo Goldstrom, Dona  Etelvira (diretora e professora), Irene, Fernando, alunos Bobby Austin e Tina Lanes Lofflin; Josie; e a aluna Karen Leslie.
No Amapá, foi professora, responsável pela Escola Americana que a ICOMI mantinha para os filhos dos funcionários americanos que moravam na Vila Amazonas. Também dava aulas particulares de inglês. Tanto ela quanto Irene lecionavam nessa escola. Foi incentivadora para a criação do primeiro clube rock n'roll de Macapá, em 1958 - encabeçado por seus filhos, Fernando, Irene Manuel Remedios - que acabou sendo o embrião do Saci Clube. 
Dona Etelvira faleceu em Vila Amazonas, Santana, AP, em 21.8.1963, com 50 anos de idade.
O casal teve quatro filhos. 

Manuel, Fernando e  Irene nasceram em Shanghai, China, respectivamente em 1941, 1944 e 1945. Marie Jose (Josie), nasceu em Hong Kong em 1950, para onde a família havia se mudado em 1946. 
Em 1952, a família veio de Hong Kong para São Paulo, onde permaneceu até 1958.
Em  abril daquele ano, transferiu-se para Macapá, capital do então Território Federal do Amapá, hospedando-se em uma residência que foi alugada pela ICOMI, na Av. Coronel Coriolano Jucá, atrás da antiga Fábrica Amapaense, bem ao lado do Sr. Alamiro e família durante um ano, enquanto as primeiras casas da Vila Amazonas ficavam prontas. Por ocasião da mudança, o resto da Vila ainda estava em construção (clube, supermercado, hospital, etc.....).


Em 1963, os irmãos Manuel e Fernando - que já moravam em Macapá - abriram a Loja FANNY's, que ficava na Av. Presidente Vargas, quase esquina da Av. Cândido Mendes,  na Praça Veiga Cabral, do mesmo lado da Loja "A Pernambucana". A casa era da Dona Carmem Machado que morava com a irmã dela; ambas bem idosas. 

Irene e Guido Sedda, que estavam noivos, casaram-se no ano seguinte e continuaram morando em Vila Amazonas. Josie morou com ela durante seu último ano ginasial no IETA,  e com o Manuel - casado com Edna de Lemos Ribeiro - para fazer o curso científico no Colégio Amapaense.

Fernando voltou para São Paulo em 1966, e reside em Peruíbe, no litoral paulista. Josie, mora em Campinas/SP, desde 1990; por último saíram  Manuel, para Fortaleza/CE e Irene para Natal/RN.

Fonte: Informações repassadas pelos irmãos Fernando, Irene e Josie

Um comentário:

  1. Olá, parabéns pelo blog! Você teria alguma foto de algum ou dos quatro filhos?

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DO ESPORTE AMAPAENSE > ANTÔNIO VILELA, UM CARTOLA COMO POUCOS

Encontrei essa pauta no Bau de Lembranças do meu amigo João Silva e a transcrevo no blog Porta-Retrato como uma homenagem póstuma a uma f...