sábado, 3 de maio de 2014

Do Fundo do Baú : Amigos de Macapá: Elson e Deróssy

Fomos buscar no fundo do báu, esse registro histórico de 1960, de dois grandes pioneiros de Macapá. O jornalista Elson Martins e Deróssy Araújo.
Elson Martins é nascido no seringal Nova Olinda (AC) e estudou em Sena Madureira e Rio Branco. Viveu em Belém/PA, Macapá/AP e Belo Horizonte/MG, retornando à Amazônia em 1969 como membro da Aliança Libertadora Nacional (ALN).
A partir de 1975, foi correspondente no Acre do jornal O Estado de S.Paulo, onde testemunhou importantes acontecimentos históricos que culminaram na organização dos povos da floresta, colocando Chico Mendes na mídia nacional. 


Liderou a equipe que produziu o jornal “Varadouro”, uma das mais importantes experiências da imprensa alternativa do país.


O jornalista também fundou a Folha do Amapá, em Macapá, em uma época em que o Amapá ainda não possuía nenhuma faculdade de jornalismo.

Em 2006, trabalhou como consultor e personagem da minissérie Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, produzida e exibida pela TV Globo. 
No ano seguinte, ganhou o premio Chico Mendes de Meio Ambiente, na categoria Liderança Individual.
Elson Martins, continua residindo no Acre.
 


Saiba em "OUTRAS PALAVRAS" um pouco da vida de Elson Martins, contada por ele mesmo.

Deróssy Araújo - Crítico de cinema nos jornais «Amapá», «Novo Amapá» e «A Voz Católica» nas décadas de 1960 e 1970, na cidade de Macapá/AP.  Nascido em Belém, Pará, mudou-se para a capital amapaense em 1959, quando assumiu suas funções no Banco do Brasil. Em Macapá dedicou-se também ao magistério da língua portuguesa, à Rádio Educadora São José, que contou com sua colaboração através dos programas «Um homem, uma mulher», juntamente com sua esposa Maria Lúcia Andrade da Silva, que versava sobre as relações humanas e  o «Sétima Arte», sobre o Cinema. Participou também dos eventos culturais, sendo um dos fundadores do primeiro cineclube do Território Federal do Amapá.
Deróssy Araújo reside com a família,  em Campinas - SP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...