terça-feira, 20 de maio de 2014

Do Fundo do Baú: Memória Esportiva - Antiga Sede Social do Trem Desportivo Clube

Trem Desportivo Clube, em construção. 
Foto reproduzida do Jornal Amapá de Nº 219, circulação: 21 de maio de 1949. Gentilmente compartilhada no Facebook pelo amigo Sebastião Ataíde de Lima.
O Trem Desportivo Clube, foi fundado em 1º de janeiro de 1947, por um grupo de operários do antigo Território Federal do Amapá que residiam no bairro do Trem, e comandados por Bellarmino Paraense de Barros, Benedito Malcher, os irmãos Osmar e Arthur Marinho, Walter e José Banhos de Araújo. Eles teriam atendido ao pedido do então Governador Janary Gentil Nunes, que na época era o responsável pela contratação dos jogadores.
O Trem já foi por 5 vezes campeão amapaense e possui um ótimo histórico no antiga Torneio da Integração da Amazônia ou Copão da Amazônia, onde o time foi pentacampeão de 1985 a 1990. 
O Torneio Integração da Amazônia foi uma das antigas competições regionais disputadas no Brasil. Era composto por participantes dos estados do Acre, Amapá, Rondônia e Roraima.
O Trem é o clube que mais vezes foi campeão entre todos os Estados com 5 títulos e em segundo lugar o Rio Branco-AC com 3.
Em meados do ano de 1996, o clube por pouco não perdeu a sua sede campestre localizada na rodovia Juscelino Kubitschek, por dívidas trabalhistas. O local chegou a ser leiloado, porém, erros no processo fizeram a justiça voltar atrás. A diretoria, graças a um acordo com o Governo do Estado, conseguiu reaver o patrimônio dando início a um período de reestruturação do clube, o que acabou o afastando do futebol de 1994 a 1999. Em seu retorno, o incentivo, principalmente, as categorias de base. Além do futebol, hoje o clube tem escolinhas de futsal, handebol e vôlei.

Agradecimento - O blog Porta-Retrato, agradece à amiga Socorro Marinho - atual Presidente do Trem - que cedeu e autorizou a publicação de fotos históricas  do acervo do clube. Hoje publicamos uma delas e as demais publicaremos, gradativamente, ao longo de nossas edições.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FOTO MEMÓRIA – PIONEIROS DO AMAPÁ

Médico e amigo Leão Zagury envia, do Rio de Janeiro , para o blog Porta-Retrato-Macapá , mais uma rara relíquia de seu baú de lembranças! Na...