segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Atletas pioneiros do Esporte Clube Macapá

O registro é dos anos 50.
Lançamento dos alicerces do Esporte Clube Macapá.
Da esquerda para a direita: 1º Isaac Elgabry; 2º Wilson Sena; 3º Moringueira; 4º Amujacy(falecido), 5º Roxinho; 6º Dedeco; 7º Aristeu: 8º Avertino Ramos; 9º Aracati: 10º Sabá; 11º Epifânio Martins(Pigmeu); 12º Setenta e cinco;  13º Aracatizinho.
Comentário do amigo/historiador Nilson Montoril sobre a foto histórica, no Facebook:
"Eu os classifico como atletas do Esporte Clube Macapá e não fundadores. A agremiação tomou esse nome a 18 de julho de 1945, deixando de ser Panair Esporte Clube, haja vista que a empresa de aviação já não estava entre nos e tinha sido substituída pelos Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul S.A. O Panair (Paner) foi fundado no dia 7 de setembro de 1940. Em 1944. ainda prevalecia o nome Panair. O Macapá passou a comemorar a data de 18 de julho de 1945 e não 1944. Jacy Barata Jucá, meu tio que você conheceu foi o primeiro presidente azulino. O Isaac Elgrably, técnico da equipe, tinha parentesco com os Peres/Alcolumbre e veio de Belém, onde atuou como goleiro do Clube do Remo. Era pai do Salomão, aquele engenheiro baixinho que trabalhou na Secretaria de Obras e também exerceu o magistério". (Nilson Montoril)
O jornalista Ernani Marinho deixou o comentário informando que "a  foto é de meados da década de 50, quando foi iniciada a construção da sede do Esporte Clube Macapá, na Raimundo Álvares da Costa com a Tiradentes, cenário do registro fotográfico.
Hernani complementa a informação dizendo que "as obras foram iniciadas mas não concluídas, visto que, o prédio foi vendido, antes disso, para os empresários Guilherme Cruz e João Vieira de Assis para a implantação do Cine Macapá."
"O Macapá, à época, tinha a seguinte formação: Aristeu; 75 (Sabá) e Amujacy; Roxinho, Moringueira e Wilson; Aracatizinho, Dedeco, Aracaty, Pigmeu e Avertino. O Isaac era o técnico, acumulando com a condição de goleiro reserva. Todos estão na foto.
Na primeira metade da década de 50 o Aristeu e o Wilson ainda pertenciam ao Amapá Clube, por onde foram campeões, só depois transferiram-se para o Macapá. Igualmente o 75 só depois que foi campeão pelo Trem, também na primeira metade da década de 50, passou para o azulino.
É óbvio, pois, que a foto não é da década de 40 e os que nela aparecem não são fundadores do clube, mas atletas do mesmo
."
(Ernani Marinho)

Post reeditado e republicado com correções e atualizações

Um comentário:

  1. A foto não é da década de 40 e sim de meados da década de 50, quando foi iniciada a construção da sede do Esporte Clube Macapá, na Raimundo Alvares da Costa com a Tiradentes, cenário do registro fotográfico.
    Não são fundadores do clube, mas atletas. O Macapá, à época, tinha a seguinte formação: Aristeu; 75 (Sabá) e Amujacy; Roxinho, Moringueira e Wilson; Aracatizinho, Dedeco, Aracaty, Pigmeu e Avertino. O
    Isaac era o técnico, acumulando com a condição de goleiro reserva. Todos estão na foto.
    Na primeira metade da década de 50 o Aristeu e o Wilson ainda pertenciam ao Amapá Clube, por onde foram campeãos, só depois transferiram-se para o Macapá. Igualmente o 75 só depois que foi campeão pelo Trem, também na primeira metade da década de 50, passou para o azulino.
    É óbvio, pois, que a foto não é da década de 40 e os que nela aparecem não são fundadores do clube, mas atletas do mesmo.
    Ernani Marinho

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...