terça-feira, 2 de setembro de 2014

Passeio ao interior do Amapá

Encontrei em meu material de pesquisa, esta imagem sem data. 
É um recorte de jornal. 
Em consulta ao amigo Milton Sapiranga Barbosa - que está bem na foto - fiquei sabendo que o click foi feito para registrar um passeio do pessoal da Prefeitura de Macapá à localidade de Tartarugalzinho.
O Milton nos ajuda a identificar, quem está com ele na canoa, próximo à ponte:
Da esquerda para a direita: Seu Oliveira (na popa); Dico (ex-jogador do Juventus); irmão do Nonô; (não recorda); Adalto Mendonça; Milton Pennafort, José Maria Franco, Membeca (atrás do Milton)Milton Barbosa; Nanô; Bico (Emanuel, ex-goleiro do Amapá) e Airton.
Sobre o município: Tartarugalzinho é um município localizado ao norte do Estado do Amapá, distante 230 quilômetros da capital,  Macapá.  
Antigos moradores contam que o primeiro povoado a se originar foi o de Tartarugal Grande, que ficava às margens de um rio com o mesmo nome. No entanto, o fato desse rio apresentar bastante quedas d'água, dificultando o transporte, fez com que alguns moradores se mudassem para outro lugar, que denominaram de Tartarugalzinho, por se tratar de um afluente do rio Tartarugal Grande, onde as dificuldades de transporte, tanto dos moradores quanto do gado via fluvial, estavam equacionadas. (Tartarugalzinho - Prefeitura Municipal)

Um comentário:

  1. o BICO ERA IRMÃO DO EMANUEL,EX GOLEIRO DO YPIRANGA, E CRAQUE NO VOLEIBOL PELO TREM , YPIRANGA E SELEÇÃO AMAPAENSE.O IRMÃO DO NANõ é o PEDRO.UMMABRAÇO SAPIRANGA

    ResponderExcluir

Foto Memória de Macapá: Pioneiros de Macapá

Trazemos para o Porta-Retrato foto compartilhada pelo amigo Luiz Pessoa, com imagens de um evento social e esportivo, no início dos anos...