domingo, 21 de setembro de 2014

O Pioneiro Francisco Miccione

Hoje, o "Porta-Retrato" presta uma justa homenagem póstuma ao Sr. Francisco Miccione, um dos pioneiros que muito contribuiu com o progresso do Amapá.
Francisco Miccione, Italiano que adotou o Brasil como pátria e o Amapá como lugar para morar por toda a vida. Nascido em 13 de março de 1929, em Bitonto, chegou ao Brasil em 1951, trabalhou na ICOMI (Indústria e Comércio de Minérios).
Em junho de 1957, inicia suas atividades como autônomo, com incentivo e apoio do amigo e também italiano, o Bispo D. Aristides Piróvano, nasce a Mecânica Miccione, a primeira do Amapá, com serviços de solda, torno e mecânica em geral, com a qual passa a manter a família, sempre com a presença constante da companheira de todas as horas, a esposa Odette Góes Miccione. Eles contraíram núpcias, e o oficiante do casamento foi o padre Antonio Cocco.
Tiveram cinco filhos, Emília (Licenciatura em Letra), Domênico, (Licenciatura em Matemática), Francisco (Cirurgião Dentista), Sidou (Advogado) e Aristides (Administrador).
Miccione teve várias alegrias na vida, uma delas, foi quando recebeu, em 12 de setembro de 1978, o certificado de naturalização de brasileiro. O evento aconteceu em clima de solenidade, no Fórum de Macapá.
A maior de todas as alegrias foi conseguir e participar das formaturas de todos os filhos.
Ampliou a oficina, passando a fabricar, hélices e eixos para embarcações, engrenagens e muitas outras peças, contribuindo para o desenvolvimento do Estado, pois era praticamente impossível na época adquirir estes produtos fora do Estado.
Miccione exerceu sua profissão com dedicação, um perfeccionista, ensinou tudo que sabia aos seus funcionários, fez escola...
Por três vezes foi presidente do Rotary Clube de Macapá, às quartas feiras sempre presente nas reuniões às 20h, na sede do Esporte Clube Macapá.
Foi Maçon, da loja Duque de Caxias, onde seu corpo foi velado no dia do seu aniversário, 13 de março de 1990.

Fonte: Texto de Francisco Miccione Filho.
Foto colorida: Arquivo da família
Fotos em preto e branco: Arquivos do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM PIONEIRO DO AMAPÁ > JOSÉ OTÁVIO MAIA (in memoriam)

] Nossa homenagem póstuma a um dos Pioneiros do Amapá. JOSÉ OTÁVIO MAIA um dos Pioneiros do Amapá , nasceu em Fortaleza, Ceará em 19 de j...