sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Balsa sobre o Rio Araguari

O registro é de 1950. O Coronel Janary Gentil Nunes, então governador do Território Federal do Amapá, numa balsa que fazia a travessia do Rio Araguari.
Ele, todo de branco com chapéu,  tendo ao lado (*)Dom Arcangelo Cerqua, (cuja barba assemelhava-se a de Dom Aristides Piróvano, primeiro bispo prelado de Macapá).

Nota do Editor: Segundo o historiador Nilson Montoril,, "o Padre Aristides Piróvano era, em 1950, data da fotografia, o Superior dos Padres do PIME e Arcângelo Cerqua dirigia a Paróquia de São José. Aristides e Cerqua costumavam viajar para o interior dirigindo motos guzzi.  
"Desde o dia 1º de fevereiro de 1949, data da criação da Prelazia de Macapá, o PIME contava com 14 sacerdotes no Território do Amapá: Aristides Piróvano, Superior do Pime; Arcângelo Cerqua, vigário da Paróquia de São José; seus coadjutores eram os demais padres: Lino Simonelli, Luiz Voganó, Mário Limonta, Antônio Cocco, Simão Corridori, Ângelo Negri e Pedro Locati. Dando apoio a todos eles atuava o Irmão Leigo Francisco Mazzoleni, o popular Caterpillar. Em Oiapoque estavam Carlos Bassanini(vigário) e Vitório Galliani(coadjutor). Em Amapá trabalhavam: Jorge Basile(vigário) e Ângelo Bubani(coadjutor).
Os demais componentes da Comitiva, não foram identificados.
(*) Dom Arcângelo Cerqua nasceu em Giugliano, Província de Nápoles, Diocese de Avers, no dia 02 de janeiro de 1917. No dia 29 de maio de 1948, chegou a Macapá em companhia de Dom Anselmo Pietrulla, Bispo de Santarém e foi empossado vigário de Macapá.
Ao sair de Macapá tornou-se o primeiro bispo diocesano, de Parintins/AM.
Faleceu na Itália no dia 21 de fevereiro de 1990. (Fonte: Revista do Jubileu da Diocese de Parintins/AM)

(Post reeditado e republicado em 26/09/2014 por conter incorreções)

Um comentário:

  1. Trabalhei com o Pe. Jorge Basile, na Paróquia Jesus de Nazaré. Dava total apoio à área musical.
    Deus o abençoe sempre.
    Abços, Cléo Araújo.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...