quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Falecimento: Morre, aos 81 anos, em Macapá, a professora Zaide Soledade

(Foto; Reprodução/de http://selesnafes.com/)
Faleceu à noite desta quarta-feira,5, na UTI do Hospital São Camilo e São Luiz, em Macapá, onde estava internada há semanas, a professora Zaide Soledade, pioneira do magistério amapaense.

Professora Zaide Soledade, nasceu em Óbidos/PA, dia 31 de julho de 1934. Chegou ao Amapá com 16 anos. Trabalhou inicialmente na Casa Leão do Norte, dos irmãos Zagury, o maior estabelecimento comercial da época na cidade. Em 1958 ingressou na área da educação e cultura do Governo do Território e nunca mais parou. Foi Diretora da Escola de Arte Cândido Portinari, diretora do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Macapá, Ex-coralista do Coral Oscar Santos, atuou no Conselho Municipal de Educação, de Macapá, foi diretora do Teatro das Bacabeiras; participou do Conselho Estadual de Cultura por duas vezes e membro da diretoria da Confraria Tucuju. Zaide Soledade, que era atriz da primeira novela do norte e nordeste - Mãe do Rio -  feita só com artistas locais e de filmes publicitários, se revelou uma autêntica defensora da cultura do estado do Amapá(palavras do escritor e professor Amaury Farias).
Professora Zaide, foi uma mulher ativa, otimista, amante das letras e artes, que sempre incentivou e apoiou os artistas. Participava ativamente dos principais eventos culturais, religiosos e sociais da cidade. (Paulo Tarso Barros)
Nossas condolências aos familiares e amigos da querida professora Zaide Soledade.
Atualização 06/AG0 às 09:10h - O velório de Zaide Soledade, será realizado na Câmara Municipal de Macapá, a partir das 09h, desta quinta feira,06/08. (Informação do blog Repiquete no meio do mundo). 
Atualização: Às 20:00h - "O sepultamento da saudosa mestra será nesta sexta-feira, 07, no cemitério de Nossa Senhora da Conceição, no centro de Macapá"(Paulo Tarso Barros).

2 comentários:

  1. Certamente ensinou muito a todos nós. Decanse em paz, querida Zaide.

    ResponderExcluir
  2. Certamente ensinou muito a todos nós. Decanse em paz, querida Zaide.

    ResponderExcluir

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...