A Estrada de Ferro do Amapá, construída entre
fevereiro de 1954 a outubro de 1956, na Amazônia oriental, liga Serra do Navio
a Santana, no estado do Amapá com 193 km de trilhos. Foi projetada para
transportar o minério de manganês da Icomi entre a mina localizada no interior
do estado e o porto de Santana, distante a 12 km da capital, Macapá. Durante 41
anos transportou mais de 34 milhões de tons do minério, além de cargas
diversas. Findo este tempo foi repassada aos poderes públicos, ficando sob
responsabilidade do estado.
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Dormentes assentados sobre o lastro, prontos para receber os
trilhos.
Esse
trecho é na saída da ponte do Rio Amaparí, no sentido de Serra do Navio.
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A Estrada de Ferro Amapá é a única ferrovia
brasileira construída na bitola padrão de 1.435 m.
Sua situação geográfica: no extremo norte do
Brasil, acima da linha do equador, do lado das margens esquerdas do Rio
Amazonas.
Foi a quarta ferrovia construída na região
amazônica, sendo posterior à Estrada de Ferro de Bragança [1883 a 1958, 222 km de
Belém (PA) a Bragança (PA), bitola de 1,0 m.], Estrada de Ferro Madeira Mamoré
[1907 a 1972, 364 km de Porto Velho (RO) a Guajará-Mirim (RO), bitola de
1,0m.)] e Estrada de Ferro Tocantins [1908 a 1967, 118 km de Alcobaça (atual Tucuruvi)(PA)
a Jatobal (PA), bitola de 1,0m.)].Na época, todas as ferrovias do sul operavam
com bitolas métricas de 1,0 m. ou largas de 1,60 m. Entretanto, nos Estados
Unidos, seguindo o modelo europeu, já era amplamente adotada a bitola padrão de
1.435 m. em quase todas as suas ferrovias.
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Montagem dos trilhos sobre os dormentes alinhados e nivelados sobre o lastro. |
Como o projeto e os materiais da ferrovia eram
totalmente fornecidos pelos americanos, a adoção desta bitola facilitaria a
aquisição dos materiais para a via permanente e para o material rodante de
tráfego. Ademais, a ferrovia era um projeto particular e com o único objetivo
de transportar o minério de Serra do Navio até o Porto de Santana, não
pretendendo de forma alguma interligar com outras regiões do Brasil,
principalmente pelo fato do impedimento natural feito pelo Rio Amazonas.
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Homens fazem ajuste final do lastro sobre os dormentes, com os trilhos já instalados. |
Só
para se ter uma ideia do isolamento desta ferrovia, as margens esquerdas do Rio
Amazonas da orla Macapaense (Amapá) estão distantes em linha reta a mais de 300
km das margens direitas da orla de Belém (Pará), o maior e mais próximo ponto
de interesse comercial.
Estes foram os principais motivos da construção na
bitola de 1.435 m.
Fonte consultada: Estrada Ferro Amapá - História da EFA by Sergio Ransel Silva de Almeida on Scribd
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