No início das operações, em 1955,
para preparação do terreno visando a construção do Porto de Santana, foi
montado um pequeno píer provisório para a descarga dos materiais e equipamentos
para as obras.
Logo tiveram início as obras de preparação da área do píer e dos
pátios de estocagem.
As margens foram estaqueadas para contenção do solo e
montagem do carregador de navios e feita a drenagem do solo.
No local onde o guindaste estava trabalhando foi instalado o píer flutuante.
À esquerda, no sentido da margem
jusant, foi montado um terminal de recebimento de combustíveis para os grupos
geradores, equipamentos da ferrovia e da mineração.
Em paralelo, onde havia o
píer provisório foi montado um cais elevado, para recebimento de cargas em
geral.
Em seguida foi construído o píer
sobre flutuantes, para compensar as mudanças de níveis das águas do rio.
Esse
píer foi ancorado em terra firme por dois sólidos suportes em alvenaria
construídos em suas extremidades, para receber os braços articulados de
contenção do conjunto do porto flutuante.
Fonte consultada: Estrada Ferro Amapá - História da EFA by Sergio Ransel Silva de Almeida on Scribd.
Nenhum comentário:
Postar um comentário